Projeto de Restauração Florestal através de Sistemas Agroflorestais


O Projeto de Restauração Florestal através de Sistemas Agroflorestais - PROSAF - foi instituído no âmbito do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará - Ideflor-bio em janeiro de 2018, como um avanço dos objetivos traçados inicialmente para o Programa Tijolo Verde. O PROSAF propõe ações em comunidades de agricultores familiares que venham a estimular as trocas e a geração de conhecimentos e técnicas que subsidiem iniciativas para o aumento da diversidade produtiva, promoção da segurança alimentar, geração de renda e recuperação de áreas alteradas a partir da recomposição florestal. Esses conhecimentos e técnicas envolvem o manejo das espécies florestais nativas, os arranjos agrossilviculturais de importância social e econômica, além de formas de produção de mudas e plantio de Sistemas Agroflorestais -SAF's.
Por meio de reuniões nas comunidades atendidas, diálogos são promovidos para as trocas de conhecimentos e construção das ideias coletivas de importância para as comunidades. A partir de então, entendendo que os sistemas agroflorestais, nas suas múltiplas formas, são importantes ferramentas  de transformação de paisagens alteradas e de geração de alimento e renda, o PROSAF oferece insumos para a construção de viveiros de mudas, para a implantação dos desenhos de SAF's construídos pelas famílias e para outros desenhos diversificados elaborados pelos coletivos de famílias agricultoras nas comunidades.

Número da política (se houver)IN 01/2018 Ideflor-Bio/Governo do Pará

População total do estado.7.581.051

População urbana5.191.559

População rural2.389.492

Estimativa de público beneficiário pela política estadual200 famílias

Instrumento legal (ou ato normativo) que institui a políticaPrograma ou Projeto

Principal ente executor/gestorGoverno Estadual

Principal ente financiadorGoverno Estadual

Há algum órgão colegiado com participação popular que exerça o controle social desta política pública?Não

Qual a situação atual da política pública?Consolidada (existe, há estrutura pública e há orçamento garantido a cada ano)