Projeto de Extensão Campus N'ativa - UFPR

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Projeto de Extensão Campus N'ativa - UFPR

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O projeto visa a regeneração ecológica do Campus Centro Politécnico e a consolidação de um Jardim Didático Biodiverso no Setor de Ciências Biológicas, através do manejo agroecológico, do plantio de espécies preferencialmente nativas e de ações práticas de educação ambiental interdisciplinar. A região de atuação é um espaço de convivência onde coabitam diariamente centenas de pessoas, o Setor de Ciências Biológicas, localizado no Campus Centro Politécnico, UFPR, Curitiba - Paraná. Atualmente contamos com uma equipe de 9 estudantes de graduação participando ativamente no projeto, onde semanalmente desenvolvemos atividades, tais como o manejo da matéria orgânica, plantio e preparação de mudas, preparo de terra e substratos, a implementação e manutenção de canteiros biodiversos, paisagismo agroecológico, manejo ecológico do solo, compostagem e a aplicação de outras técnicas conforme necessidades e desafios encontrados pelo projeto em nosso o dia a dia. O Projeto prevê mensalmente também atividades especiais, buscando promover cursos e vivências relacionadas à agroecologia, bioconstrução e outras atividades. Buscamos também, com essas atividades, melhorar o aspecto harmônico e visual de uma das nucleações, embelezando assim, uma das principais áreas de convivência do Setor, para deste modo, convencer as pessoas de que através da agroecologia, é possível se transformar espaços utilizando a boa vontade e recursos escassos, contudo, sem perder a beleza e a funcionalidade educativa e ecológica dos mesmos.

Estado da experiência:
Paraná (PR)

Município e Estado da experiência:
Curitiba (PR)

Abrangência da experiência:
Local (bairro/comunidade ou similar)

Onde a experiência está localizada?
no meio urbano em cidades médias (com mais de 50 mil habitantes)

Em que ano se iniciou a experiência?
2024

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não

Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Projeto de extensão

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Biodiversidade e Bens Comuns, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Extensionistas rurais e técnicas/os, Pesquisadoras/es

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição das chuvas, Aumento das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Alagamento de áreas, Erosão do solo, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Aumento de plantas espontâneas

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Não é possível aferir

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Matas, Campos e várzeas

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Compostagem, Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Plantio de árvores e reflorestamento, Salvaguarda de raças crioulas de animais, Salvaguarda de sementes

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência