Projeto da Feira do Alimento Orgânico
Experiência exitosa de Saúde e Agroecologia
Projeto da Feira do Alimento Orgânico
Figueiredo, J.E.S, Garibotti. V.
Secretaria Estadual da Saúde/RS, Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Av. Ipiranga 5400– Porto Alegre, RS. (jussara-figueiredo@saude.rs.gov.br); (vanda-Garibotti@saude.rs.gov.br)
Este relato tem como objetivo, contar a experiência exitosa de Saúde e Agroecologia, realizado no Centro Estadual de Vigilância em Saúde nos anos de 2018 e 2019, tendo como público alvo os trabalhadores da SES/ CEVS e ESP .
O Grupo de Trabalho Agrotóxico, o setor de Alimentos da Divisão de Vigilância Sanitária, e a coordenação da Residência Integrada em Saúde, na ênfase de Vigilância em Saúde do CEVS, juntamente com os residentes em um esforço coletivo, resolveram aproximar os trabalhadores e residentes de vigilância em saúde da produção agroecológica. Esta aproximação é realizada com visitas aos locais de produção, oficinas e com a realização de Feira de Alimento Orgânico no pátio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).
A Feira de alimento orgânico tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do consumo e produção de alimentos em harmonia com a natureza, baseada nos princípios da agroecologia, valorizando a biodiversidade, contribuindo para a saúde da população e garantindo a justiça social em todos os segmentos de sua rede de produção. Neste contexto é também estratégia da promoção da Saúde no âmbito da vigilância em saúde.
Metodologia
Esta atividade envolveu os profissionais da Residência em Vigilância em Saúde, a partir de 2018, todas as turmas de Residência tiveram seu primeiro contato com uma visita a uma produção agroecológica. No momento da visita eles conhecem a história da propriedade, vão ao campo e verificam a produção e colheita de produtos. Tem a oportunidade de conversar, tirar dúvidas e comprar produtos colhidos diretamente da produção.
Após as visitas os residentes com apoio do GT Agrotóxicos, coordenação da RIS no CEVS, e setor de Alimentos da DVS, são convidados para auxiliar na organização das feiras. A ideia inicial é realizar duas feiras por ano, uma em cada semestre, até criar o hábito e o gosto do nosso público pelas feiras.
Além das feiras de produtos orgânicos sempre são organizadas atividades paralelas, como oficinas, vivências, rodas de conversas e distribuição de materiais educativos. O horário das feiras sempre coincide com o intervalo do almoço, para que todos possam visitar e fazer suas compras. Normalmente o horário de funcionamento é das 10h as 16h. Oportunizando que todos os trabalhadores à visitem. Em Todas as edições é realizado o projeto da feira, com o material de divulgação, organização de atividades e dos recursos necessários para viabilizar o evento. Procuramos envolver vários setores para ampliar a participação. No ano passado não tivemos a realização de uma das edições da feira devido a greve de parte dos funcionários. Neste ano de 2020 devido a pandemia, não foi possível organizar a Feira. Pretendemos retomar em 2021.
A 1ª Feira De alimentos Orgânicos do CEVS, foi realizada em 29 de maio de 2018 e foi um sucesso com grande participação dos colegas. Abaixo o cartaz de divulgação com a programação.
12h : Abertura com Coral LACEN
12h - 16h - Exposição da Feira Orgânica
13h30min - 14h: Roda de conversa - PGDR - UFRGS
14h30min - 15h: Roda de conversa sobre Certificação de Produtos Orgânicos - MAPA
A 2ª Feira de alimentos Orgânicos do CEVS foi realizada em 26 de setembro de 2018, com grande participação dos colegas. Abaixo o cartaz de divulgação com a programação
12h às 16h - venda de produtos orgânicos.
13h- Roda de conversa- Alimentação saudável
14h- Roda de conversa sobre a certificação dos produtos orgânicos.
A 3ª Feira de alimentos Orgânicos do CEVS foi realizada no dia 12 de junho de 2019, com grande participação dos colegas .abaixo o cartaz de divulgação com a programação
Programação:
10h - 16h -venda de produtos orgânicos
14h: Oficina Aproveitamento Integral dos Alimentos / Oficina do Relógio do corpo humano
15h: Oficina Aproveitamento Integral dos Alimentos / Oficina do Relógio do corpo humano
Diante deste contexto, justifica-se a realização de atividades que produzam saúde , dentro das estruturas de um órgão que tem como premissa a adoção de medidas eficazes e efetivas para a melhoria da qualidade de vida da população contribuindo para a promoção e consumo de produtos orgânicos e alimentos sustentáveis.