Projeto CASA UFRJ - Comunidade Acadêmica que dá Suporte a Agricultura
O Projeto de Extensão CASA, tem o objetivo de promover a aproximação entre a comunidade da UFRJ e agricultores familiares agroecológicos que trabalham da Feira Agroecológica da instituição, através de uma Comunidade que dá Suporte à Agricultura (CSA). Traz para a discussão na universidade novas formas de economia, que valorizam o trabalho destes produtores. O projeto foi iniciado em 2016 e hoje fazem parte, diretamente, quatro agricultores.
Em uma CSA, o objetivo maior é a possibilidade de apoiar as agricultoras e agricultores para que estes possam seguir no ofício que escolheram: cuidar da terra e gerar vida com suas mãos, através do plantio de alimentos. Se trabalha no sentido de resgatar o apreço, valendo este muito mais do que o preço. Apreço pelo alimento, pela pessoa que o plantou, pelas relações que se criam.
O vínculo criado entre os participantes colabora também para a permanência destes agricultores na Feira Agroecológica da UFRJ, ponto de encontro semanal e onde são entregues as cestas de alimentos. Também são realizadas vivências e dias de campo nos sítios dos agricultores participantes.
Ao longo destes anos, foram muitos os desafios e conquistas. O número de prosumidores (consumidores proativos) chegou a 96 em 2019, tendo sido reduzido em 2020 em função da pandemia. Atualmente, a realidade tem sido essa: os agricultores estão com abundância na produção agrícola, mas desafios enormes para o escoamento da mesma. Já os prosumidores, vivem a necessidade de continuar tendo acesso a alimentos de verdade, produzidos por mãos já conhecidas, possibilitando o cuidado da sua saúde e de sua família. Sendo o projeto, portanto, um dos caminhos não só de manutenção da renda dos agricultores, mas também de geração de impacto positivo para a saúde de todos os envolvidos. Além disso, já foram realizadas algumas campanhas de apoio pontual, financeiro, para agricultoras e artesãs em situações de vulnerabilidade.
O que temos observado, através dos relatos e do dia a dia no projeto, que um modelo de consumo local que não visa essencialmente o lucro, mas sim o apreço e a confiança tem potencial de trazer para a discussão novas formas de consumo, e de gerar transformações na percepção socioambiental aos participantes e colaboradores, bem como colaborar para a geração de renda dos produtores agroecológicos.
Anexos
Uma das imagens de divulgação das vivências agroecológicas
Dimensões: 1606px x 2560px
Tamanho: 496216 bytes
Cartilha "Conhecendo o Projeto CASA UFRJ"
Tamanho: 2390428 bytes
Uma das imagens de divulgação das vivências agroecológicas
Dimensões: 1606px x 2560px
Tamanho: 496216 bytes