Projeto Algodão Agroecológico Potiguar
O Projeto Algodão Agroecológico Potiguar, tem por objetivo: Revitalizar a cultura do algodão no Rio Grande do Norte associada aos sistemas agroalimentares e busca retomar a cultura de produção do algodão potiguar com bases agroecológicas. No século XIX, o algodão foi considerado uma das principais culturas agrícolas do RN, conhecida como "ouro branco", sendo inclusive, responsável por 40% do ICMS do Estado com mais de 500 mil hectares de área plantada. No entanto, na década de 1980, a produção foi dizimada, em virtude da praga do bicudo.
O Projeto, é uma ação que se realiza em parceria com a sociedade civil, sobretudo a Rede XiqueXique/ Justa Trama, Diaconia e o Instituto Casa de Couro/Coopernatural-PB.
A área cultivada é de 377,5 hectares, 50% desta são de cultivos alimentares, como feijão e gergelim. Nesse aspecto, atende o propósito da venda do algodão e a soberania e segurança alimentar e nutricional das famílias envolvidas. Além disso, o projeto envolve a realização do processo para certificação agroecológica.