Projeto Alfabetização com Qualificação Social e Profissional
O Projeto Alfabetização com Qualificação Social e Profissional tem por objetivo oferecer alfabetização integrada à qualificação social e profissional de jovens e adultos, agricultoras e agricultores familiares, que vivem no e do campo. Essa ação está inserida no escopo do Projeto Governo Cidadão do Estado do Rio Grande do Norte, com o apoio do Banco Mundial. Esse Projeto foi realizado por meio da formação de educadores/as populares que por sua vez, realizavam ações educativas com alunos e alunas de comunidades e assentamentos rurais matriculados. Ao final da ação foi realizada uma pesquisa para aferição dos resultados. A proposta metodológica integrava o "Tempo Escola" e o "Tempo Comunidade".
O tempo Escola era realizado em salas de aula (escolas rurais, sedes das associações e barracões). No tempo Comunidade, eram realizadas atividades de campo (manejo produtivo, apresentação do trabalho nas comunidades ou organizações coletivas e visitas a experiências). O material pedagógico foi elaborado com a participação da comunidade e trazia informações relacionadas à vida na comunidades, além de experiências como as de Economia Solidária e de agroecologia. Os/as educadores/as, em sua maioria, eram jovens das próprias comunidades, onde a atividade educativa se realizava. Esse Projeto Educativo, envolveu 100 turmas de alfabetização com qualificação social e profissional distribuídas em 29 municípios que compõem três polos do estado do Rio Grande do Norte: Natal, João Câmara e Mossoró.
Foram envolvidos 217 educadoras/educadores (100 alfabetizadoras/alfabetizadores, 100 técnicas/técnicos agrários e 17 coordenadoras/coordenadores) contratados para atuar nas turmas de alfabetização. Foram mais de 500 agricultores/as envolvidos/as nas atividades educativas. Sob a condução da Secretaria Estadual da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC), por intermédio do Núcleo de Educação do Campo e Diversidade - NECAD com apoio da Ação Educativa (instituição contratada, responsável pela elaboração dos materiais educativos, capacitação e pesquisa) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), foram tratadas várias temáticas contemplando a proposta de Educação Contextualizada como: Desenvolvimento Sustentável, Agroecologia, Divisão Sexual do Trabalho, Economia capitalista x economia solidária, manejo da caatinga, solos etc.