Programa Ser-tão Mulher


O Projeto Ser-tão Mulher foi formulado visando o empoderamento da Mulher Rural, notadamente, aquelas protagonistas das unidades produtivas familiares, do Sertão de Alagoas. Seu público participante consiste em famílias que vivem e trabalham às margens do Canal do Sertão. Esse segmento, secularmente oprimido pelo machismo, ainda, dominante na região, necessita ser apoiado para romper esse comportamento social e assumir seu relevante papel na melhoria da qualidade de vida das famílias.  
O Instituto Terraviva, OSCIP com mais de 20 anos de atuação no Estado, idealizador da proposta, submeteu suas diretrizes, a espaços de concertação social do território, agregando elementos enriquecedores ao objetivo primordial. Propôs-se o uso sustentável do Canal Adutor do Sertão para uma atividade agrícola sob liderança feminina. Uma obra idealizada há mais de três décadas, entregue parcialmente em 2013, mas que, ainda, não possuía projeto de uso, de iniciativa pública ou privada, antes do Ser-tão Mulher. É uma obra pública que capta água do rio São Francisco e, na construção de 125 km, dos 250 previstos, custou em torno de 3 bilhões de reais. Atravessa a região de menor IDH do Estado e dos mais baixos do País. Apesar de oferecer água, a população que habita em suas margens, constituída, predominantemente, por agricultores familiares, não consegue acessar esse insumo essencial para a vida. Essa situação é motivada pela falta de assessoramento tecnológico e social, além de capital para investimentos iniciais na irrigação, principalmente.
Analisando e refletindo sobre essa situação, o ITViva, desenhou um arcabouço de projeto para modificar esse injusto quadro, induzindo e participando de debates e apresentando documentos que apontavam caminhos sustentáveis para superação. Por diversas oportunidades, tentou-se a concretização das ações previstas, até obter-se sucesso em edital público do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal de 2017 que selecionou três propostas, de um total de cerca de 260 concorrentes de todo o país.  

População total do estado.3.365.351

População urbana2,297.860

População rural822.634

Estimativa de público beneficiário pela política estadual210 famílias

Instrumento legal (ou ato normativo) que institui a políticaPrograma ou Projeto

Principal ente executor/gestorSociedade civil

Principal ente financiadorGoverno Federal

Orçamento anual300.000,00

Há algum órgão colegiado com participação popular que exerça o controle social desta política pública?Sim

Quais conselhos estaduais estão envolvidos na política pública?Outro

Qual outro?Colegiado Territorial do Alto Sertão Alagoano

Qual a situação atual da política pública?Vigente (existe e possui estrutura pública para sua operação, mas seu orçamento é incerto)