Programa para Criação e Fomento


O Programa para Criação e Fomento está orientado para agricultoras/es familiares feirantes. Com base em pesquisas feitas em parceria com universidades e institutos federais sobre as feiras livres (impactos no abastecimento e a economia, potenciais e desafios, etc.), este Programa orienta ações como: formações em temas relacionados à produção agroecológica/orgânica; intercâmbios com grupos do Jequitinhonha e outras regiões; assistência técnica; disponibilização de crédito; e assistência para emissão de cartão e nota fiscal, e participação em editais no âmbito do Programa nacional de alimentação escolar (PNAE). Mesmo que essas ações não são sistemáticas, nem sempre são planejadas, de fato às vezes são descontínuas e desiguais, favorecem direta ou indiretamente a viabilidade das feiras, como no caso do “transporte feirante” que é o principal suporte para participação real das/os produtoras/es familiares nelas. A experiência deste Programa iniciou em Turmalina com a primeira pesquisa feita entre 2000 e 2002 e a formação da primeira associação municipal de feirantes em 2006 neste município.

Caracterização territorial/geográfica

Bioma relacionado.Cerrado

RegiãoSudeste

População total do município.9148

População rural2410

População urbana6738

Perfil geral da Experiência

Tipo de iniciativaAção, política ou programa governamental que apoia diretamente agricultores/as, grupos, coletivos e iniciativas da sociedade (PPAA)

Principal ente financiadorMunicipal (M)

Principal ente executor/gestorSociedade Civil (SC)

Temas do projeto Municípios Agroecológicos

  • Construção do conhecimento agroecológico
  • Apoio a feiras e circuitos curtos de comercialização

Caracterização básica da experiência

A iniciativa segue em curso?Sim

Período de execução (mês/ano)Não informado

Orçamento anual900000

Estimativa de público beneficiárioNão informado

Destaque/Observação

O orçamento corresponde a média/ano para transporte. 

Prefeitura de Carbonita desenvolve ações específicas como  contratação mensal de nove caminhões que cobrem 15 comunidades rurais.   

Link com materiais de referênciaNão informado