Programa Municipal de Práticas Integrativas e complementares em saúde


O Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PMPICS) tem como objetivo promover a implantação de políticas e diretrizes para as áreas de: homeopatia, medicina tradicional chinesa/acupuntura, plantas medicinais e fitoterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, yoga, aromaterapia, apiterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, medicina antroposófica/antroposofia, ozonioterapia, terapia de florais e termalismo social/crenoterapia que fazem parte integrante dessa lei, incluindo as práticas que possam vir a ser incorporadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde. Tem execução descentralizada, de caráter multiprofissional e intersetorial, preferencialmente nos postos de saúde do município. Foi instituído através da Lei Municipal n°4.569/2019 e cria a semana de Práticas Integrativas e Complementares, que deverá acontecer toda primeira semana do mês de maio. O programa tem mobilizado grupos e rodas de mulheres no município.

Caracterização territorial/geográfica

Bioma relacionado.Mata Atlântica

RegiãoSudeste

População total do município.77432

População rural2267

População urbana75165

Perfil geral da Experiência

Tipo de iniciativaAção, política ou programa governamental que apoia diretamente agricultores/as, grupos, coletivos e iniciativas da sociedade (PPAA)

Principal ente financiadorMunicipal (M)

Principal ente executor/gestorMunicipal (M)

Temas do projeto Municípios Agroecológicos

  • Apoio a grupos e coletivos de mulheres
  • Produção e uso de plantas medicinais e práticas integrativas de saúde
  • Construção do conhecimento agroecológico

Caracterização básica da experiência

A iniciativa segue em curso?Sim

Período de execução (mês/ano)Desde 2019

Estimativa de público beneficiárioNão informado

Link com materiais de referênciahttp://cvtr.rj.gov.br/lei-no-4-569-dispoe-sobre-a-criacao-do-programa-municipal-de-praticas-integrativas-e-complementares-em-saude-pmpics/