Programa Municipal de Agroecologia


O município de Nova Santa Rita, através da Lei nº 1386, de 19 de setembro de 2017 ,criou o Programa Municipal de Agroecologia e Incentivo à Agricultura Orgânica, no âmbito da Secretaria Municipal de Agricultura(SMA) com a finalidade de estimular e propiciar a produção de produtos orgânicos sem a utilização de fertilizantes químicos e de agrotóxicos, objetivando a preservação do meio ambiente e o crescimento da cadeia produtiva na produção agroecológica. As agricultoras(es) realizam um cadastro de interesse aos incentivos municipais elencando as área prioritária entre as opções: plasticultura, citricultura, psicultura ou apicultura. O poder público municipal consegue fornecer aos cadastrados mudas, alevinos, assistência técnica, material de infraestrutura e itens pertinentes ao desenvolvimento da atividade. Atualmente, o maior acesso ao Programa se dá por agricultores dos assentamentos da reforma agrária. A Lei é regulamentada pelo Decreto nº 14, de 16 de março de 2018.

Caracterização territorial/geográfica

Bioma relacionado.Pampa

RegiãoSul

População total do município.22716

População rural3241

População urbana19475

Perfil geral da Experiência

Tipo de iniciativaAção, política ou programa governamental que apoia diretamente agricultores/as, grupos, coletivos e iniciativas da sociedade (PPAA)

Principal ente financiadorMunicipal (M)

Principal ente executor/gestorMunicipal (M)

Temas do projeto Municípios AgroecológicosFomento à produção

Caracterização básica da experiência

A iniciativa segue em curso?Sim

Período de execução (mês/ano)Desde 2017

Estimativa de público beneficiárioNão informado

Destaque/Observação

O município possui uma Lei que regulamente Programa Municipal de Agroecologia e Incentivo à produção orgânica.

Link com materiais de referênciahttps://www.brasildefators.com.br/2019/11/08/nova-santa-rita-se-torna-referencia-no-estado-em-producao-organica