Programa Hortas Comunitárias


O Programa Hortas Comunitárias é coordenado pela Secretaria de Agricultura (SECAPP), pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (CODEMAR), pela Secretaria de Economia Solidária (ECOSOL) e pela Comissão Mista de Organização das Hortas Comunitárias. Este programa consiste na permissão de uso de terras públicas para desenvolver hortas agroecológicas. Os locais destinados às famílias credenciadas podem chegar até 400 m², e têm a função de promover a geração de renda, garantir a segurança alimentar, além de fomentar a produção de alimentos agroecológicos em espaços urbanos. A COOPERAR, cooperativa de Trabalho em Assessoria a empresas Sociais de Assentamentos da Reforma Agrária, ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, presta apoio técnico ao programa para a produção de alimentos sem agrotóxicos e a construção do conhecimento agroecológico. A Unidade de produção está localizada no Loteamento Manu Manuela, no Bairro São José de Imbassaí, e na Fazenda Pública Ibiaçi. A comercialização da produção é orientada pelos princípios da economia solidária, e pode se dar de forma individual e coletiva, além de 15% da produção ser doada para a população do entorno e escolas da rede pública municipal. No novo termo de cooperação técnica iniciado em fevereiro de 2020, incluiu-se área de 2 hectares que está sendo implantada desde junho, com o retorno gradual de profissionais para execução do programa. Ainda não há no município um instrumento legal que institua esta ação.

Caracterização territorial/geográfica

Bioma relacionado.Mata Atlântica

RegiãoSudeste

População total do município.127461

População rural1970

População urbana125491

Perfil geral da Experiência

Tipo de iniciativaAção, política ou programa governamental que apoia diretamente agricultores/as, grupos, coletivos e iniciativas da sociedade (PPAA)

Principal ente financiadorMunicipal (M)

Principal ente executor/gestorSociedade Civil (SC)

Temas do projeto Municípios Agroecológicos

  • Agricultura Urbana e Periurbana
  • Educação do Campo/Contextualizada e Educação em Agroecologia

Caracterização básica da experiência

A iniciativa segue em curso?Sim

Período de execução (mês/ano)Desde 2016

Orçamento anual300

Estimativa de público beneficiário200 pessoas, entre agricultores e alunos da rede pública de ensino.

Link com materiais de referênciahttps://www.brasildefatorj.com.br/2018/07/21/com-apoio-do-mst-marica-implementa-projetos-de-apoio-a-reforma-agraria

Anexos

Anexo 1

Tamanho: 1806714 bytes