Programa Gente do Campo - Formação e Qualificação Profissional para a Vida no Campo
O Programa Estadual de Formação e Qualificação Profissional para a Vida no Campo, denominado “Programa Gente do Campo”, tem por objetivo "Promover o acesso a jovens e adultos dos núcleos familiares de populações do campo à educação pública, gratuita e de qualidade, em níveis de graduação e pós-graduação, nas áreas científicas pertinentes e correlatas (fundamentalmente agrárias e humanas, mas também nas ciências aplicadas e tecnológicas), potencializando dinâmicas autóctones e sustentáveis de desenvolvimento rural e fortalecimento da Agricultura Familiar no Estado do Rio Grande do Norte".
Esse Programa se estrutura por meio de um Convênio de cooperação técnica e científica entre a Emater-RN, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) , a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande Do Norte (Funcitern) e o Governo Estadual do Rio de Grande do Norte.
Se propõe ao desenvolvimento da nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica. A população do campo, foi prioridade nessa seleção. A proposta abrange ainda o acesso ao curso de tecnólogo em Agroecologia e a pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.
A atuação dos/as bolsistas é realizadas no escritório estadual da Emater-RN (Natal) ou em seus 28 Núcleos Estratégicos de ATER (NEAs) - João Câmara, Touros, Ceará Mirim, São Paulo do Potengi, Macaíba, Riachuelo, São José de Mipibu, Pedro Velho, Santo Antônio, Santa Cruz, Jaçanã, Lagoa Nova, Acari, Caicó, Jucurutu, Parelhas, Assu, Angicos, Carnaubais, Mossoró, Apodi, Caraúbas, Umarizal, Messias Targino, Pau dos Ferros, São Miguel ou Major Sales. A área de atuação desses núcleos envolve 136 municípios do Rio Grande do Norte. Os/as bolsistas/estudantes contam com o acompanhamento de profissionais de ATER que já atuam na EMATER RN.
Participam do Programa, 125 (cento e vinte e cinco) educandos-bolsistas; sendo 81 (oitenta e um) selecionados com formação de nível médio e 44 (quarenta e quatro) com formação de nível superior; para cursarem Graduação de Tecnólogo em Agroecologia e Especialização em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, respectivamente. 35 (trinta e cinco) servidores da EMATER/RN, sendo 19 (dezenove) para o curso de em Graduação de Tecnólogo em Agroecologia e 16 (dezesseis) vagas para o curso de Especialização em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. A Politica atende prioritariamente jovens e adultos que integram o núcleo familiar de populações do campo e servidores públicos estaduais lotados na EMATER/RN ou na SEDRAF.