Programa de Extensão Universitária Araucária de Sustentabilidade e Inovação
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Programa de Extensão Universitária Araucária de Sustentabilidade e Inovação
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O Projeto Araucária promove a integração entre ensino, pesquisa e extensão por meio de ações voltadas à sustentabilidade e à regeneração socioambiental. No eixo da agroecologia, o projeto tem atuado na implantação e manejo de Sistemas Agroflorestais (SAFs), como o desenvolvido em escola estadual, com foco em produção de alimentos saudáveis e educação ambiental. Também realiza mutirões agroecológicos, oficinas práticas com estudantes e a comunidade externa à universidade, com práticas de compostagem e manejo de solos, e apoio à implantação de hortas comunitárias e mantém uma Horta de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) no campus Universitário. As ações buscam fortalecer a segurança alimentar, a autonomia das comunidades e o protagonismo juvenil na transição agroecológica, em articulação com parceiros como a Secretaria de Meio Ambiente e empreendimentos locais de agricultura sustentável.
Estado da experiência:
São Paulo (SP)
Município e Estado da experiência:
Rio Claro (SP)
Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios
Quais municípios esta experiência abrange?
Bebedouro (SP), Rio Claro (SP)
Onde a experiência está localizada?
no meio urbano em cidades médias (com mais de 50 mil habitantes)
Em que ano se iniciou a experiência?
2022
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não
Qual o foco prioritário da experiência?
Conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros)
Como a experiência de conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros) pode ser identificada?
Sistemas agroflorestais
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Homens (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es Urbanas/os, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Gestoras/es públicos, Pesquisadoras/es
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Não
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Compostagem, Conservação do solo, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Manutenção de Reserva Legal e APP, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Assessoria de imprensa
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, Instagram, Outros
Indique o link do site:
https://www.2030araucaria.com/pt
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/araucaria_2030/
Indique qual(is) outro(s) canais de comunicação e o link de acesso para eles:
grupo de WhatsApp para os interessados em participar dos mutirões
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação, Outros
Qual outro?
Divulgar as ações do projeto e obter apoio da comunidade para participar das nossas ações e mutirões