Programa Cozinhas & Infâncias
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Programa Cozinhas & Infâncias
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O Cozinhas e Infâncias Cidades é uma formação continuada em educação alimentar voltada a educadores da rede pública de ensino. Iniciado em 2022 com quatro escolas da rede municipal de São Paulo, o projeto alcançou cerca de 100 educadores e impactou 1.800 estudantes. Em 2023, ganhou escala por meio de Acordo de Cooperação Técnica com a SME-SP (via CODAE), o Instituto Comida e Cultura e a FSP-USP, atingindo 546 unidades de Educação Infantil (EMEIs e CMEIs), com a participação de 569 professores, 588 cozinheiras e 71 nutricionistas, alcançando potencialmente 100 mil crianças. A formação ocorre durante um semestre letivo, com módulos teóricos e encontros online e presenciais. Em 2024, foi expandida para cozinheiras escolares, promovendo a integração entre cozinha e sala de aula. Já em 2025 a formação continua para professoras da etapa fundamental. A iniciativa já se expandiu para os municípios de Chapada Guimarães no Mato Grosso e Curitiba, no Paraná.
Estado da experiência:
São Paulo (SP)
Município e Estado da experiência:
São Paulo (SP)
Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios
Quais municípios esta experiência abrange?
Chapada dos Guimarães (MT), Curitiba (PR), São Paulo (SP)
Onde a experiência está localizada?
no meio urbano na Região Metropolitana
Em que ano se iniciou a experiência?
2022
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Atividades de formação e capacitação
A experiência pode ser associada a quais temas?
Mulheres e Feminismos, Políticas Públicas e fomento, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Educadoras/es e professoras/es, Gestoras/es públicos, Pesquisadoras/es
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Perda de produção, Alteração no calendário de chuvas, Aumento da temperatura, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Rios
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Cuidados à saúde, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim
Qual(is) política(s) acessa?
Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, E-mail institucional, Instagram, YouTube
Indique o link do site:
www.comidaecultura.org
Indique o e-mail institucional:
icc@comidaecultura.org
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@institutocomidaecultura
Indique o link do YouTube:
https://www.youtube.com/@institutocomidaecultura
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
Cozinhas & Infâncias no Cerrado - https://youtu.be/bqh-KUeLuGc?si=R1uRkgGfQrkowaG0
Cozinhas & Infâncias em SP - https://youtu.be/ur1o5GbTsQM?si=F78SJW_RxRQjcDeg
Cozinhas & Infãncias em Curitiba - https://youtu.be/GThfbdWSrcA?si=-Q50ilsgMPblN21R
Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.
em andamento