Programa Agricultura Urbana


Desde o ano de 2003 através da criação da lei 2.272 o município desenvolve experiência de ocupação de espaços ociosos através da implantação das hortas comunitárias. No ano de 2018 o decreto 7.486 regulamenta o Programa Agricultura Urbana nas suas diversas modalidades.
O Programa Agricultura Urbana tem atualmente 70 hortas implantadas nas seguintes modalidades:
32 Hortas Comunitárias, implantadas em espaços ociosos da cidade buscando a  preservação sustentável destes espaços, com o objetivo do fortalecimento dos vínculos comunitários e a valorização da cultura popular, ampliando o acesso as hortaliças produzidas sem o usos de agrotóxicos, ofertando a possibilidade de geração de renda. Esta modalidade tem aproximadamente 363 pessoas cadastradas.
23 Hortas Educacionais, implantadas em parceria com as escolas municipais, estaduais e particulares com objetivo pedagógico de promover reflexões sobre a alimentação adequada e a construção de hábitos alimentares promotores de saúde.
08 Hortas Ocupacionais, implantadas em parceria com as unidades básicas de saúde, CAPS`s  e casas de recuperação, com o objetivo de terapia ocupacional e de experiências que fortaleçam a construção de novos hábitos alimentares para os pacientes envolvidos.
07 Hortas Institucionais, implantadas em parceria com instituições públicas e privadas com o objetivo de atender aos funcionários e/ou público alvo atendido.
O Programa possuí uma equipe técnica com 1 assistente social que atua na mobilização, cadastro e acompanhamento dos grupos, um engenheiro agrônomo responsável pelas formações e orientações sobre o manejo,  10 funcionários da equipe operacional responsáveis pelo manejo dos espaços na implantação das hortas, 1 coordenador responsável pela articulação da infraestrutura necessária.
O Programa promove formações continuadas aos agricultores envolvidos, encontros para trocas de experiências entre os grupos. 

2. Informações sobre a experiência de agroecologia

A qual(is) categoria(s) a experiência está relacionada?

  • Iniciativa de gestão coletiva de bens comuns (ex. Ecovilas, experiências comunitárias entre outras)
  • Produção e beneficiamento
  • Iniciativa de incidência política e/ou execução de políticas públicas

Como a experiência de produção e beneficiamento pode ser identificada?Em transição agroecológica

Qual o destino da produção?

  • Comercialização
  • Autoconsumo

Quais as principais formas de comercialização?

  • Feira
  • Grupo de consumo responsável (GCR), compra coletiva, venda de cestas ou CSA

Como é feita a gestão da experiência?

  • Individual
  • Coletiva/Comunitária

Gênero - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Igualitário

Raça - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Pardos

3. Sujeitos envolvidos na experiência

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?mais de 100

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?de 501 a 1000

Faz parte de alguma organização?Não

Faz parte de alguma rede?Não

Com que frequência a experiência se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?Infelizmente com uma frequência muito menor a desejada, mas atualmente estamos acompanhando as ações e reflexões promovidas Fórum Paulista de Segurança Alimentar.

4. Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Não

5. Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades a experiência enfrenta no desenvolvimento das atividades?

  • Formação e Capacitação
  • Estrutura de operação
  • Pessoal

Descreva as dificuldades encontradas para cada uma das questões elencadas acima.

O Programa atualmente tem uma estrutura pequena e insuficiente para o atendimento do crescimento do programa, faltam alguns equipamentos e  maquinários.

Formação e capacitação- embora o programa promova encontros formativos existe uma grande dificuldade na adesão dos envolvidos.

Pessoal- a ampliação dos recursos humanos envolvidos no programa é de grande importãncia.

Indique as principais demandas e necessidades da experiência.

  • Capacitação e cursos
  • Acesso a tecnologias sociais
  • Apoio na comercialização

Descreva as demandas e necessidades para cada uma das questões elencadas acima.

Acesso ás tecnologias sociais é um grande desafio considerando o público participante das hortas comunitárias, devido a baixa escolaridade e  da falta de habilidade relacionadas a idade.

Apoio á comercialização- a secretaria promove algumas eventos e feiras para promover interação, divulgação e comercialização dos produtos, porém os agricultores tem pouca autonomia  para participar necessitando quase que exclusivamente da infraestrutura da secretaria de Segurança Alimentar.

Capacitação- a Secretaria de Segurança Alimentar está ofertando um curso de formação Agroecológica aos participantes com o objetivo de promover o protocolo de transição agroecológica.


7. Anexos

Tipo de anexoImagem

Anexos

Anexo 1

Anexo 1

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