Programa Agricultura Urbana
Desde o ano de 2003 através da criação da lei 2.272 o município desenvolve experiência de ocupação de espaços ociosos através da implantação das hortas comunitárias. No ano de 2018 o decreto 7.486 regulamenta o Programa Agricultura Urbana nas suas diversas modalidades.
O Programa Agricultura Urbana tem atualmente 70 hortas implantadas nas seguintes modalidades:
32 Hortas Comunitárias, implantadas em espaços ociosos da cidade buscando a preservação sustentável destes espaços, com o objetivo do fortalecimento dos vínculos comunitários e a valorização da cultura popular, ampliando o acesso as hortaliças produzidas sem o usos de agrotóxicos, ofertando a possibilidade de geração de renda. Esta modalidade tem aproximadamente 363 pessoas cadastradas.
23 Hortas Educacionais, implantadas em parceria com as escolas municipais, estaduais e particulares com objetivo pedagógico de promover reflexões sobre a alimentação adequada e a construção de hábitos alimentares promotores de saúde.
08 Hortas Ocupacionais, implantadas em parceria com as unidades básicas de saúde, CAPS`s e casas de recuperação, com o objetivo de terapia ocupacional e de experiências que fortaleçam a construção de novos hábitos alimentares para os pacientes envolvidos.
07 Hortas Institucionais, implantadas em parceria com instituições públicas e privadas com o objetivo de atender aos funcionários e/ou público alvo atendido.
O Programa possuí uma equipe técnica com 1 assistente social que atua na mobilização, cadastro e acompanhamento dos grupos, um engenheiro agrônomo responsável pelas formações e orientações sobre o manejo, 10 funcionários da equipe operacional responsáveis pelo manejo dos espaços na implantação das hortas, 1 coordenador responsável pela articulação da infraestrutura necessária.
O Programa promove formações continuadas aos agricultores envolvidos, encontros para trocas de experiências entre os grupos.
Anexos
Anexo 1
Dimensões: 652px x 617px
Tamanho: 199259 bytes