Produção e Comercialização de Orgânicos e Centro de Ecologia
2. Informações sobre a experiência de agroecologia
Nome da experiência agroecológica:
Produção e Comercialização de Orgânicos e Centro de Ecologia
Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência e a finalidade dessas ações.
Ações: produção e comercialização de orgânicos desde 1994. Desde 2003, criação do Centro de Ecologia
Finalidade: produzir e distribuir produtos de qualidade e saudáveis. No centro de ecologia, proporcionar a visitantes de todas as idades, experiências de vivência com a produção orgânica e a natureza em diversos âmbitos.
Estado/Município da experiência:
Casa Branca (SP)
Abrangência da experiência:
Estadual - 5 ou mais municípios
Ano em que a experiência teve início.
1994
A experiência ainda está em desenvolvimento?
Sim
A qual(is) categoria(s) a experiência está relacionada?
Produção e beneficiamento, Distribuição, comercialização e consumo de alimentos, Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão), Outro
Qual ou quais outra(s) categorias?
Recebemos alunos do Ensino fundamental das escolas municipais de Itobi.
Como a experiência de produção e beneficiamento pode ser identificada?
Orgânico (Certificado)
Qual o destino da produção?
Comercialização, Doação
Quais as principais formas de comercialização?
Feira, Instituto de economia solidária, Mercado, quitanda e/ou sacolão, Restaurante e Cozinhas comunitária, Delivery de cestas ou produtos, Ponto de venda no local ou em comércio
Quem são os beneficiários das doações?
Famílias em situação de vulnerabilidade, População em situação de rua
Qual a periodicidade das doações?
Semanal
Como a experiência de distribuição, comercialização e consumo pode ser identificada?
Apoio logístico e/ou entreposto, Feira, Instituto de economia solidária, Mercado, quitanda ou sacolão, Delivery e venda direta
Como a experiência de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão) pode ser identificada?
Iniciativa de educação popular
Como é feita a gestão da experiência?
Individual, Familiar, Iniciativa privada
Gênero - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:
Igualitário
Raça - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:
Outro
Qual ou quais outro(s)?
Não temos o monitoramento de Raça.
Temas de atuação:
Agrotóxicos e Transgênicos, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico
3. Sujeitos envolvidos na experiência
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Consumidoras/es, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Juventudes, Movimentos sociais, Pesquisadoras/es
Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
entre 20 e 50
Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
Não é possível aferir
Faz parte de alguma organização?
Não
Faz parte de alguma rede?
Não
Com que frequência a experiência se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?
N/A
4. Financiamento
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Quais foram os financiamentos, quem financiou e qual o valor financiado?
Qual: Pronampe e Moderfrota
Quem: Banco do Brasil
Valor: R$600.000,00 em (2014)
6. Comunicação
Telefone:
19 99266-3553
E-mail institucional:
julio@aboaterra.com.br
Site na internet:
https://www.aboaterra.com.br/
Instagram:
@aboaterra