Poda de limpeza do café

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Poda de limpeza do café

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Através da poda de limpeza, nutrição e manejo correto do solo, manejo do mato e uso de práticas agroecológicas, como a adubação verde e o EM para o solo. Já temos bons resultados a nível de campo.

Estado da experiência:
Minas Gerais (MG)

Município e Estado da experiência:
Manhuaçu (MG)

Abrangência da experiência:
Estadual - 5 ou mais municípios

Onde a experiência está localizada?
no meio rural

Em que ano se iniciou a experiência?
2019

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Não

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Projeto de extensão

A experiência pode ser associada a quais temas?
Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Mulheres e Feminismos

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Familiar

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Povos e Comunidades Tradicionais

Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Outros

Qual(is) outro(s)?
Cafeicultores de montanha

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Alteração no calendário de chuvas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Energia (eólica, solar etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Barraginhas ou caixas de contenção de enxurradas (caixas secas), Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Manutenção de Reserva Legal e APP

Quais são as práticas relativas à energia que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Energia solar

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Grupo de produtores rurais, no uso de um manejo mais sustentável das lavouras de café e para as famílias.

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Organização de rede de comunicadoras/es populares, Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de livro ou cartilha

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, Instagram, Facebook, Whatsapp, Reuniões nas comunidades, Outros

Indique o link do site:
Link de reuniões semanais

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
Jair Monte

Indique nome de usuário ou link do Facebook:
Projeto VIVER DE CAFÉ

Indique qual(is) outro(s) canais de comunicação e o link de acesso para eles:
Dias de campo

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
Será referente mais ao livro confeccionado por Jair Monte.

Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.

Anexe fotos para representar a experiência: