Plantio solidário

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Plantio solidário

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Iniciativa proposta pelo MST na Zona da Mata mineira em 2022 e realizada em parceria com outros coletivos e organizações da região, com intuito de produzir agroecologicamente em mutirões nas áreas coletivas do Assentamento Denis Gonçalves - alimento para ser doado nas comunidades periférica de Juiz de Fora. Os mutirões são compostos por militantes e também pelas famílias dos bairros mobilizados, onde estas podem participar do processo formativo e das colheitas dos alimentos que para elas mesmos serão doados. compreendemos o Plantio Solidário como uma articulação em rede, de educação popular em agroecologia. É uma ação de solidariedade que dialoga com o campo e a cidade, e dela desdobraram outras ações:
Plantio Solidário nas escolas: desde 2022 iniciamos as ações em escolas públicas de Juiz de Fora, criando e conduzindo pedagogicamente hortas escolares. As atividades eram abertas aos educandos bem com à comunidade escolar, mães, avós e moradores das comunidades. Até 2025 atuamos em 3 escolas diferentes e sempre realizando os intercâmbios ao Assentamento, onde se dão mutirões e visitas aos lotes produtivos das famílias assentadas.

Estado da experiência:
Minas Gerais (MG)

Município e Estado da experiência:
Juiz de Fora (MG)

Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios

Quais municípios esta experiência abrange?
Chácara (MG), Goianá (MG)

Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)

Em que ano se iniciou a experiência?
2022

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não

Qual o foco prioritário da experiência?
Acesso à alimentação e enfrentamento à fome

Como a experiência de acesso à alimentação e enfrentamento à fome pode ser identificada?
Outro

Qual outro?
hortas comunitárias

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es sem terra, Agricultoras/es Urbanas/os, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Juventudes

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Alteração no calendário de chuvas, Aumento da temperatura

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Manejo de solo, Compostagem, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Organização de grupos e comunidades

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Os jovens estudantes mobilizados nas atividades do Plantio Solidário nas escolas podem ser compreendidos como sujeitos ativos do enfrentamento às mudanças climáticas, também as mulheres das comunidades mobilizadas, que de forma geral são maioria no Plantio Solidário. As estratégias são as hortas comunitárias e os mutirões agroecológicos periódicos nelas, bem como os processos formativos que acompanham essas experiências.

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos, Produção de livro ou cartilha

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp

Indique o link do site:
https://www.instagram.com/plantio.solidario.zm/

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/plantio.solidario.zm/

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos