Permacultura

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Permacultura

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
A proposta contempla ações integradas de regeneração do solo e reflorestamento de áreas degradadas e inférteis, severamente impactadas por práticas de pastagem extensiva e monocultivos intensivos, com uso recorrente de agrotóxicos, herbicidas e insumos químicos. Por meio da implementação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), técnicas de agricultura orgânica e manejo ecológico, busca-se restaurar a fertilidade natural dos solos, promover o equilíbrio ecológico e estimular a biodiversidade.

A arquitetura das edificações será concebida com foco na integração harmoniosa com o ambiente natural, valorizando materiais locais de baixo impacto ambiental, capazes de proporcionar isolamento térmico eficiente, com consequente redução da necessidade de climatização artificial e economia de energia. O projeto também prevê a implantação de sistemas de tratamento e reuso de águas cinzas e negras, evapotranspiradoras, promovendo o reaproveitamento de resíduos orgânicos presentes no esgoto como insumo para adubação do solo. Essa abordagem contribui para o fechamento de ciclos produtivos, reduz o desperdício de recursos naturais e reforça a auto-sustentabilidade das propriedades, alimentando diretamente sua capacidade produtiva agrícola.

Além disso, a iniciativa contempla a preservação e o uso de sementes crioulas, garantindo a soberania alimentar e a valorização da agricultura tradicional e orgânica. A disseminação de práticas agroecológicas autossustentáveis visa promover a segurança alimentar de comunidades em situação de vulnerabilidade social, além de proteger a saúde das populações envolvidas e salvaguardar saberes e culturas ancestrais que mantêm uma relação intrínseca e respeitosa com a natureza.

O projeto também se configura como espaço formativo e de difusão do conhecimento, com intuito para receber turmas de alunos, estudantes de diferentes níveis de ensino, pesquisadores e profissionais interessados em vivenciar e multiplicar práticas sustentáveis. Por meio da oferta de oficinas, intercâmbios e visitas técnicas, cria-se um ambiente propício ao desenvolvimento de parcerias institucionais e científicas, impulsionando pesquisas aplicadas em agroecologia, gestão ambiental e tecnologias sociais voltadas à sustentabilidade.

Estado da experiência:
Rondônia (RO)

Município e Estado da experiência:
Porto Velho (RO)

Abrangência da experiência:
Nacional - 5 ou mais estados

Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)

Em que ano se iniciou a experiência?
2014

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não

Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Grupo de pesquisa

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Agrotóxicos e Transgênicos, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Associativa/Cooperativa

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Agricultoras/es Urbanas/os, Agricultores/as não-familiares, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Artesãs/ãos, Consumidoras/es, Crianças

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Diminuição das chuvas, Aumento das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Deslizamento de áreas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Alagamento de áreas, Erosão do solo, Desertificação, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais agrícolas, Aumento de doenças nas criações animais, Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental), Piora na qualidade do ar, Outras

Qual(is) outra(s)?
Desaparecimento de nascentes, e redução drástica dos lençois freáticos. Perda da cultura de povos da floresta e ancestrais. Desconexão Perda de sensibilidade dos processos da natureza e da unidade da humanidade e nosso planeta com um único ser.

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 20 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Matas, Rios, Lagoas, Mar, Mangue, Campos e várzeas

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Energia (eólica, solar etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Bioágua, Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Fossa bananeira, Compostagem, Biodigestor com produção de biogás, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Convivência com o semiárido, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Drenagem e enfrentamento a enchentes, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Recaatingamento, Salvaguarda de raças crioulas de animais, Salvaguarda de sementes, Pecuária sustentável, Jardins de chuva, Manutenção de Reserva Legal e APP, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)

Quais são as práticas relativas à energia que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Geração de energia solar ou aquecimento solar de água, Armazenamento e uso de gás metano

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Criação de Planos de Gestão de Risco, Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades, Participação no mercado de carbono

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Povos indígenas, ribeirinhos e famílias; pessoas do êxodo urbano.

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Não

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Divulgação nas redes sociais, Não foi desenvolvida nenhuma ação ou produto de comunicação

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp, Reuniões nas comunidades

Indique o link do site:
@terracuraro @agrotropicalamazonia @arirambasambiental

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@agrotropicalamazonia @arirambasambiental

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa