PERIFERIA VIVA - ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS


Essa experiencia da Periferia Viva Zona da Mata vem durante a pandemia da COVID-19. Atua levando alimentos de qualidade para população das periferias e escoando a produção agroecológica dos agricultores. Promovendo também o debate do Polo Agroecológico da Zona da Mata e a defesa de nosso território, enfrentando a mineração e uso de agrotóxicos.
Protagonizada pelos movimentos sociais e populares da região, conta com doação da sociedade civil e articulações, desta forma é possível a doação de kits da agricultura familiar a famílias periféricas. 
A Periferia Viva iniciou em 29 de junho, entendemos que não é uma atividade de assistencialismo, mas sim um engajamento com a sociedade. Presamos pela qualidade, justiça social e olhando para a classe trabalhadora. 
A gente tem duas contas bancárias para as pessoas depositarem e fazerem doações que são divididas em três núcleos - Viçosa-Ubá, Serra do Brigadeiro e Caparaó. Queremos manter a periferia Viva de pé e ao mesmo tempo comprar alimentos agroecológicos dos agricultores. Tentamos mapear os bairros mais necessitados de alimentos na pandemia. A entrega foi realizada nesses bairros.  As parcerias ajudaram a mapear as experiências e trabalhamos com grupos de WhatsApp envolvendo, majoritariamente, a juventude, cerca de 50 voluntários. Estão envolvidos na experiência o CTA; as cooperativas da agricultura familiar Coopaf e Caparaó; e doadores anônimos. 

Anexos

Link 1

Link 2

Link 3

Link 4

Link 5

Link 6

Link 7

Link 8