Pé de Quê Orgânicos e Agroecológicos

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Pé de Quê Orgânicos e Agroecológicos

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Pé de Quê –
Saberes, Alimentos e Impacto Social

A Pé de Quê é uma iniciativa nascida em Florestal (MG) que atua no campo da agroecologia, com foco na construção social de mercados, cultura alimentar e valorização de saberes tradicionais. Desde sua criação em 2021, a empresa se consolidou como uma referência no apoio a grupos sociais, agricultores familiares e comunidades tradicionais, desenvolvendo estratégias integradas de produção, comercialização, comunicação e gestão.

Entre suas principais ações, destacam-se:

Assessoria e consultoria em agroecologia com foco em planejamento, organização produtiva e comercial;

Criação de planos de comercialização e modelos de relatórios produtivos e financeiros para agricultores;

Articulação de redes territoriais de produtores e consumidores, promovendo o acesso a alimentos saudáveis;

Organização de eventos formativos e culturais, como o Balaio de Saberes;

Fortalecimento de grupos e iniciativas locais, com apoio metodológico baseado na escuta e no protagonismo comunitário;

Parcerias institucionais com organizações como o OTSS, a Fiocruz e universidades, ampliando o alcance das ações em regiões como a Serra da Bocaina e a RMBH;

Promoção da cultura alimentar, com atividades ligadas à cozinha, às tradições e ao reconhecimento dos alimentos como expressão de identidade e cuidado.

Atualmente, a Pé de Quê atua como empresa de assessoria, mentoria e projetos, contribuindo para a construção de caminhos sustentáveis, inclusivos e enraizados nos territórios onde atua.

Estado da experiência:
Minas Gerais (MG)

Município e Estado da experiência:
Florestal (MG)

Abrangência da experiência:
Regional Interestadual - até 4 estados

Quais estados esta experiência abrange?
MG, RJ

Onde a experiência está localizada?
no meio urbano na Região Metropolitana

Em que ano se iniciou a experiência?
2021

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Não

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Construção social de mercados

Como a experiência de construção social de mercados pode ser identificada?
Outro

Qual outro?
articulação da produção, consumo, cultura e relações de confiança

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Construção social de Mercados, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Mulheres e Feminismos, Políticas Públicas e fomento, Terra, Território e Ancestralidade

Qual outro?
Falta de políticas públicas permanentes de apoio à agroecologia e à agricultura familiar. Pressão de mercados convencionais com preços baixos e práticas predatórias. Fragilidade na organização interna dos grupos e dificuldades nos acordos coletivos. Sobrecarga de trabalho e ausência de formalização nas relações de trabalho. Baixo acesso a formação técnica em gestão, comercialização e comunicação. Invisibilização dos saberes locais, da cultura alimentar e das práticas tradicionais.

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Individual

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pardos

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Agricultoras/es Urbanas/os, Agricultores/as não-familiares, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Artesãs/ãos, Assentadas/os de Reforma Agrária, Consumidoras/es, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Extensionistas rurais e técnicas/os, Gestoras/es públicos, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Juventudes, Movimento de mulheres/feminista, Movimentos sociais, Pesquisadoras/es, Povos e Comunidades Tradicionais, Profissionais de saúde

Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Caiçaras, Comunidades quilombolas, Extrativistas, Povos e comunidades de terreiro ou povos e comunidades de matriz africana, Raizeiros

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Erosão do solo, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais (criação animal), Aumento de doenças nas criações animais, Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental)

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Não é possível aferir

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Matas, Rios, Outro

Qual(is) outro(s)?
Saberes tradicionais associados ao manejo do território, cultura alimentar e práticas comunitárias de cuidado com a natureza

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas, Outro

Qual(is) outro(s)?
Elaboração de planos de comercialização agroecológica, fortalecimento da cultura alimentar e construção coletiva de estratégias territoriais de resiliência

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Esses grupos atuam por meio da mobilização comunitária, preservação de saberes tradicionais, fortalecimento da cultura alimentar, manejo sustentável dos recursos naturais e formação de redes de apoio.

As principais estratégias utilizadas incluem:

Criação e fortalecimento de grupos produtivos e redes solidárias de comercialização;

Resgate e preservação de sementes crioulas e alimentos nativos;

Promoção de cozinhas agroecológicas e valorização da cultura alimentar local;

Realização de formações e intercâmbios entre jovens, mulheres e comunidades tradicionais;

Produção de conhecimento através de diagnósticos, cartografias sociais e comunicação popular;

Participação ativa em espaços de incidência política e articulação institucional.

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Organização de rede de comunicadoras/es populares, Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Outros

Qual(s) outro(s)?
Confiabilidade na atuação e entregas aos grupos e territórios.

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, E-mail institucional, Instagram, Whatsapp, Feiras, Reuniões nas comunidades

Indique o link do site:
no momento estamos sem!

Indique o e-mail institucional:
pedequeflorestal@gmail.com

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@projetopedequeeco

Indique nome de usuário ou link do Facebook:
-

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://www.instagram.com/p/DCWePSpOu-2/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

https://www.instagram.com/p/DBtwQ1RudUT/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

https://www.instagram.com/p/DATOdRjO9Yq/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

https://www.instagram.com/reel/C6wczjAue76/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

https://www.instagram.com/p/C3IE7N5ujUJ/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

https://www.instagram.com/p/Cy108RaNskT/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

https://www.instagram.com/p/Cx_dfQguHm7/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

https://www.instagram.com/p/CoaSjHjJ-Dx/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==