Pagamento por Serviço Ambiental - PSA


Uma das grandes iniciativas do município de Paraisópolis relacionada à preservação do meio ambiente é o Projeto Futuro com Água Nascente. O Projeto foi concebido em 2015, através da Lei Municipal nº 2.446 de 08 de dezembro do referido ano, e tem como premissas básicas a implantação de ações para melhoria da qualidade e quantidade dos recursos hídricos, a preservação da biodiversidade e a luta contra as mudanças climáticas no município.

A segunda fase do projeto iniciou-se dia 04 de janeiro de 2021 foi definida pela equipe atual do departamento municipal de meio ambiente, agricultura e agropecuária, tendo em vista a inserção de novas áreas e propriedades no projeto a partir desta data, e também devido a intenção de aplicação de ações técnicas e científicas para otimização dos processos, como organização logística, mapeamento e estudo prévio mais aprofundado das propriedades, treinamento de funcionários, entre outros, além da divulgação do projeto nas mídias e busca de parcerias público privadas, com o intuído de fortalecer o projeto para que este mantenha sua continuidade nos anos futuros.
Nesta segunda fase iniciou-se o Pagamento por Serviço Ambiental – PSA, o primeiro pagamento foi pauta do programa Globo Rural da TV Globo. O PSA é um grande avanço para o Município, pois irá fazer com que as propriedades rurais se enquadrem nos rumos sustentáveis, por meio de boas práticas ambientais, garantido a qualidade de vida dos paraisopolenses.

Caracterização básica da experiência

População urbana16071

População rural3321

RegiãoSudeste

Tipo de política públicaLei

Principal ente executor/gestorMunicipal (M)

Principal ente financiadorMunicipal (M)

Há algum órgão colegiado com participação popular que exerça o controle social desta política pública?Não se aplica

Anexos