Open Lab Escola Devolverde

Usuário de submissão:
cadastrorj

Nome da experiência:
Open Lab Escola Devolverde

Município e estado de localização:
Engenheiro Paulo de Frontin (RJ)

A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence?
Médio Paraíba

Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência.
A experiência se inicia em 2020, ainda na pandemia, a partir da recepção de 8 grupos de visitantes no espaço da organização Devolverde, em Engenheiro Paulo de Frontin, em uma área peri-urbana. O objetivo desta experiência é o de sensibilizar pessoas da região para a importância de se plantar e produzir alimentos. Nas visitações ocorrem plantio de árvores, vivência em agrofloresta e meliponário. As atividades tem sido conduzidas pelo casal Isabem e Gilberto Portugal, em parceria com o projeto COIMA de Vassouras. No momento a experiência está parada, mas pretende-se retomar as atividades em 2024.

Abrangência de atuação:
Estadual - 5 ou mais municípios

A experiência está sendo desenvolvida principalmente:
articula o rural e o urbano no contexto Metropolitano

Ano de início da experiência:
2020

A experiência está em atividade?
Não

Ano de finalização da experiência.
2022

Quais foram os principais fatores associados à descontinuidade vivenciada pela experiência?
outro

Qual outro fator?
Necessidade de focar em atividades remuneradas.

Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?
Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.

A experiência faz parte de alguma organização?
Sim

Faz parte de alguma rede?
Sim

Qual(is) rede(s)?
Outra

Qual outra rede?
REME rede mulher empreendedora sul fluminense

Qual a categoria da experiência?
Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa, extensão), Consumo e gastronomia

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Grupo informal (sem vínculo direto a uma instituição)

A gestão da experiência é feita de que forma?
Coletiva/Comunitária

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual gênero?
Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual grupo racial?
Pardos

Quais recursos possuem gestão coletiva na experiência?
Não se aplica

Quais são as identidades dos sujeitos da experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Agricultoras/es Urbanas/os, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Movimento de mulheres/feminista, Pesquisadoras/es

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
entre 1 e 10

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
21 a 50

Quais os principais temas da experiência?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Economia Solidária e outras economias, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?
Sim

Telefone:
21 99899-9950

E-mail institucional:
escoladevolverde@gmail.com

Site na internet:
https://www.devolverde.com.br/escola

Página no facebook:
https://www.facebook.com/devolverde/

YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UC8AcEy2l82Y30JRbLSVCQSQ

Escolha uma foto para divulgação:

Anexos: