Olhares e reconhecimentos a experiência do NEPPAS na reconstrução do conhecimento na UAST UFRPE

Este artigo busca apresentar a experiência e desafios vivenciados pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido- NEPPAS da Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica de Serra Talhada, sertão do Pajeú Pernambucano, que desde 2010 vem desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de fortalecer os processos locais de transição agroecológica e trazer para “dentro” da Universidade questionamentos em torno do conhecimento gerado nela, tomando como orientação os princípios agroecológicos de produção e construção do conhecimento. A partir do reconhecimento das especificidades do semiárido, o NEPPAS atua com parceiros locais na perspectiva de “juntar forças para uma melhor ação”, numa proposta metodológica e política que preconiza a convivência com o semiárido. Desta forma, busca-se discutir com alunos/as e técnicos estratégias que possibilitem trazer para dentro dos muros da universidade o conhecimento gerado pelas comunidades e organizações da sociedade civil, bem como questionar o modelo de conhecimento acadêmico que não se faz crítico a realidade vivenciada pela sociedade.

Anexos

Anexo 1