Oficina de Vigilância e Promoção da Saúde em Áreas de Reforma Agrária"
A Oficina de Vigilância e Promoção da Saúde em Áreas de Reforma Agrária foi construída com a Participação da ESP/MG, SES/MG (Secretaria Estadual de Saúde) e o MST norteada pela educação popular em saúde onde foram realizados dois módulos de formação entremeados por momentos de compartilhamentos de conhecimentos nos territórios dos participantes (assentadas e acampadas da reforma agrária e profissionais de saúde). Foram realizadas oficinas práticas e intercâmbio de experiências.
A construção desta ação educacional envolveu o esforço, o encontro e o diálogo entre educadoras do MST, trabalhadoras da ESP/MG e da SES MG, e profissionais de saúde dos municípios.
A ação consistiu em dois módulos de encontros presenciais de formação em Belo Horizonte e dois tempo comunidades onde as assentadas e acampadas realizaram debates e oficinas em suas comunidades nas regiões. Os temas abordados tanto nos módulos presenciais quanto nos tempos comunidade foram: relação agrotóxico-adoecimento, política nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Águas e Floresta, Agroecologia, Saneamento rural, segurança alimentar, desafios do SUS e sobre o papel das mulheres em todos esses contextos.
Ao final desta ação produzimos uma cartilha que sistematizou essa experiência trazendo os debates e ações que o setor de saúde de Miinas Gerais vem desenvolvendo. Com textos de uma construção coletiva escritos pelas próprias bruxas do setor de saúde, mulheres que carregam saberes e conhecimentos da vida, da luta e das formações e pelas trabalhadoras da ESP/MG.