O Veneno Está na Mesa
Os filmes "O Veneno está na Mesa" (2011) e o "O Veneno está na Mesa 2" (2014) foram dirigidos por Silvio Tendler e produzidos pela Caliban (produtora de Silvio Tendler) a convite da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.
Os filmes foram viabilizados através de uma parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)/Fiocruz, que desde o início da Campanha, fez parte desta Rede.
Silvio Tendler conduziu de forma generosa a produção desses filmes, dialogando com muitos sujeitos que contribuem com a luta contra os agrotóxicos e com um grupo que representava a coordenação da Campanha teve vários encontros para pensar o roteiro, a edição, os filmes como um todo. Essa construção coletiva também viabilizou a visibilidade do filme, que foi exibido em muitos lugares, com públicos distintos, seguidos de rodas de conversa.
Sem dúvidas que esses filmes contribuíram com a comunicação em saúde, em um tema de grande impacto. Foi importante para a Fiocruz participar dessa iniciativa, tanto viabilizando filmes com alto reconhecimento, mas também porque esse envolvimento permitiu que a instituição organizasse melhor sua atuação no tema dos agrotóxicos através da criação de um Grupo de Trabalho junto a presidência da Fiocruz que até hoje segue em atividade.