
NEA CHAIA/UFF Rio das Ostras
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
NEA CHAIA/UFF Rio das Ostras
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O Núcleo reúne atividades de ensino, pesquisa e extensão nos eixos: conflitos territoriais: processos de espoliação e lutas emancipatórias; soberania e segurança alimentar: iniciativas autogestionárias e políticas públicas; mulheres, feminismos e agroecologia.
Estado da experiência:
Rio de Janeiro (RJ)
Município e Estado da experiência:
Quissamã (RJ)
Abrangência da experiência:
Estadual - 5 ou mais municípios
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2017
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Outro
Qual outro?
Projeto de pesquisa e extensão
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agrotóxicos e Transgênicos, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Construção social de Mercados, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Impactos das grandes obras, empreendimentos e outras violências, Mulheres e Feminismos, Políticas Públicas e fomento, Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Outra
Qual outra?
Institucional, Comunitária e em rede
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pardos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Assentadas/os de Reforma Agrária, Consumidoras/es, Educadoras/es e professoras/es, Grupos atingidos por grandes empreendimentos, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Movimento de mulheres/feminista, Movimentos sociais, Neorrurais, Pesquisadoras/es, Povos e Comunidades Tradicionais, Profissionais de saúde
Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Comunidades quilombolas, Outros
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Perda de produção, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Não é possível aferir
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Qual(is) outro(s)?
Indústria do petróleo, do turismo, termelétricas, portos
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Não
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Cuidados à saúde, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
No município de Rio das Ostras há o Fórum popular de Justiça ambiental e climática. Na região há outras iniciativas como em Figueira Branca no Sana e em Itapapoana na luta contra a barragens dos rios.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de vídeos, Produção de podcast, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos, Produção de livro ou cartilha
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, E-mail institucional, Instagram, Whatsapp, YouTube, Feiras, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
https://neachaia.uff.br/
Indique o e-mail institucional:
neachaia.rir.rhs@id.uff.br
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@nea.uffro
Indique o link do YouTube:
https://www.youtube.com/@semeandoagroecologia-uffri7654
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://neachaia.uff.br/?page_id=974
https://neachaia.uff.br/?page_id=970
Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.
Anexe fotos para representar a experiência: