
Museu Ponto de Cultura Chalé Agroecológico
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Museu Ponto de Cultura Chalé Agroecológico
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Iniciada em 2017, a experiência de agroecologia urbana tem como base a realização de atividades pedagógicas, culturais e agroecológicas. Seu principal objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância da valorização da cultura alimentar e dos alimentos regionais. Além disso, busca promover o acesso à alimentação de qualidade, contribuir para o fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), elaborar ações formativas em agroecologia e multiplicar saberes por meio de mutirões e rodas de conversa.
Em 2024, essa iniciativa foi certificada como museu de território, o que impulsionou a ampliação de suas ações em diversos territórios fluminenses. A partir dessa certificação, passou a colaborar com outras iniciativas e coletivos, promovendo mutirões, feiras, palestras, cursos e oficinas voltadas para temas como agrobiodiversidade, justiça climática, segurança alimentar e nutricional, e preservação das sementes tradicionais.
Estado da experiência:
Rio de Janeiro (RJ)
Município e Estado da experiência:
Itaboraí (RJ)
Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios
Quais municípios esta experiência abrange?
Duque de Caxias (RJ), Itaboraí (RJ), Nova Iguaçu (RJ)
Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)
Em que ano se iniciou a experiência?
2017
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Conservação da agrobiodiversidade (banco de sementes e viveiros)
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional, Terra, Território e Ancestralidade
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Em rede
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Urbanas/os, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Extensionistas rurais e técnicas/os, Movimentos sociais, Pesquisadoras/es, Profissionais de saúde
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Qual(is) outro(s)?
Polo GasLub
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Sementes, Outro
Qual(is) outro(s)?
Produção de alimentos saudáveis na perspectiva agroecológica e orgânica.
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Fossa bananeira, Compostagem, Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Cuidados à saúde, Organização de grupos e comunidades
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
As mulheres agricultoras e a juventude acadêmica tem contribuído no fortalecimento das práticas agroecológicas no território, na preservação da cultura alimentar local e em ações educacionais de conscientização sobre a importância de práticas sustentáveis, atuando como agentes de mudança e desenvolvimento regional.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim
Qual(is) política(s) acessa?
Outra
Qual(is) outra(s)?
Política Nacional de Cultura Viva (PNCV)
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, E-mail institucional, Instagram, Whatsapp, YouTube, Feiras
Indique o link do site:
https://mvsementesancestrais.wixsite.com/museuvivosancestrais
Indique o e-mail institucional:
chaleagroecologico@gmail.com
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/chaleagroecologico/
Indique o link do YouTube:
https://www.youtube.com/@chaleagroecologico
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://itaboraija.com.br/2024/12/09/chale-agroecologico-recebe-9o-encontro-da-rede-de-museologia-social-do-rio-de-janeiro/
https://agroecologiaemrede.org.br/experiencia/casa-de-sementes-crioulas-sementes-do-chale/
https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/7315
https://agroecologiaemrede.org.br/experiencia/chale-agroecologico-quintal-produtivo-cultural-e-pedagogico/
https://www.even3.com.br/anais/1_sepets/705587-as-sementes-crioulas-como-tecnologia-social-de-fortalecimento-a-agrobiodiversidade-fluminense--o-estudo-de-caso-d/
https://site.ib.itaborai.rj.gov.br/54995/itaborai-estreia-na-exporio-a-maior-feira-de-turismo-do-estado-do-rio-de-janeiro/
https://itaboraija.com.br/2024/07/12/ha-sete-anos-o-chale-agroecologico-quintal-produtivo-cultural-e-pedagogico-promove-cultura-conhecimento-e-alimentacao-sustentavel/
Anexe fotos para representar a experiência: