MUDANÇAS DE PARADIGMA NO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ATRAVÉS DA AGROECOLOGIA
ESTÃO SENDO CONSTRUIDAS INICIATIVAS PARA MUDANÇAS DE PARADIGMA NO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ATRAVÉS DA AGROECOLOGIA.
NO MUNICÍPIO DE IRARÁ - REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA,TRANSIÇÃO ENTRE SEMI-ÁRIDO E RECÔNCAVO DA BAHIA - ESTÃO SENDO DESENVOLVIDOS IMPLANTAÇÃO DE CAMPOS DE EXPERIMENTAÇÃO (BASEADOS NOS PRINCÍPIOS DA AGROECOLOGIA COM UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE BASE ECOLÓGICA) NA ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE PORTEIRAS (EBDA) E NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA. FORAM IMPLANTADOS ÁREA DE SAFs, CAMPO AGROSTOLÓGICO - LEGUMINOSAS ARBÓREAS, ÁREAS COM LEGUMINOSAS PARA ADUBAÇÃO VERDE E EXPERIMENTAÇÃO COM MANDIOCA ORGÂNICA COM TESTES COM ADUBAÇÃO MINERAL ROCHOSA E ADUBAÇÃO VERDE E ORGÂNICA. OS ESTUDANTES E OS SEUS PAIS ESTÃO PARTICIPANDO DE CURSOS DE AGROECOLOGIA, INTERCÂMBIOS, TRABALHOS DE CAMPO DISCUTINDO E PARTICIPANDO DE UMA FORMAÇÃO DE NOVOS CONTEUDOS NO ENSINO E NA EXTENSÃO RURAL EM TRABALHOS REALIZADOS EM REDE. PRODUTORES ORGÂNICOS FORAM IDENTIFICADOS PARA VISITAS DE INTERCÂMBIO, SISTEMATIZAÇÃO DESSAS EXPERIÊNCIAS E DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS ATRAVÉS DA PROMOÇÃO DE ENCONTROS COM GRUPOS DE INTERESSE, SEMINÁRIOS,REALIZAÇÃO DE OFICINAS DE DIAGNÓSTICOS E PLANEJAMENTO PARA TRABALHAR A AGROECOLOGIA EM UMA PERSPECTIVA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. PARTICIPAM DESSE TRABALHO A EBDA, DIRETORIA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA, SECRETARIA DE AGRICULTURA DA PREFEITURA DE IRARÁ E ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS DOS MUNICÍPIOS DE IRARÁ E ÁGUA FRIA.
NO MUNICÍPIO DE ARAMARI - REGIÃO DE ALAGOINHAS SITUADA EM REMANESCENTES DA MATA ATLÂNTICA DO LITORAL NORTE DA BAHIA - ESTÃO SENDO REALIZADOS TRABALHOS DE PESQUISA EM ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE ARAMARI - JÁ CERTIFICADA PELO IBD COMO ORGÂNICA - ENVOLVENDO VÁRIOS TRABALHOS DE PESQUISA EM AGROECOLOGIA EM PARCERIA DA EBDA, UEFS (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA), SECRETARIA DE AGRICULTURA DA PREFEITURA DE ARAMARI, SINDICATO DE TRABALHADORES RURAIS E ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS DOS MUNICÍPIOS DE ARAMARI, OURIÇANGAS E PEDRÃO. JÁ FORAM REALIZADOS OFICINAS DE DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO, CURSO DE AGROECOLOGIA, INTERCÂMBIOS DE EXPERIÊNCIAS, VISITAS ÀS PROPRIEDADES DOS AGRICULTORES E IMPLANTAÇÃO DE SAFs, CAMPO AGROSTOLÓGICO E ÁREA COM PLANTIO DE ADUBOS VERDES,EM UM TRABALHO QUE OS AGRICULTORES PARTICIPAM DE TODAS AS ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO COM A DISCUSSÃO DAS TECNOLOGIAS CRIANDO ESPAÇOOS PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO.
NO MUNICÍPIO DE AMÉLIA RODRIGUES FOI REALIZADO TAMBÉM A IMPLANTAÇÃO DE CAMPOS DE EXPERIMENTAÇÃO, ENCONTRO DE PRODUTORES ORGÂNICOS, NIVELAMENTO CONCEITRUAL E PRÁTICO SOBRE SAFs, VISITAS,DEMONSTRAÇÕES PRÁTICAS COM DISCUSSÃO DE TECNOLOGIAS DE BASE ECOLÓGICA. ESTÃO PREVISTAS EM UM TRABALHO DE REDE DE AGRICULTORES A FORMAÇÃO EM AGROECOLOGIA COM A REALIZAÇÃO DE PALESTRAS, CURSOS, INTERCÂMBIOS, SEMINÁRIOS, IDENTIFICAÇÃO DOS PRODUTORES ORGÂNICOS VISANDO CONSTRUIR REFERÊNCIAS OU FARÓIS AGROECOLÓGICOS PARA IRRADIAR A DISCUSSÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA AGROECOLOGIA EM TODO TERRITÓRIO. SRÁ PERSEGUIDO A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, BASEADO NA INCLUSÃO SOCIAL, PARTICIPAÇÃO CIDADÂ DE JOVENS, MULHERES, ESTUDANTEWS, AGRICULTORES E CONSUMIDORES APROFUNDANDO A DISCUSSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE GARAMTAM SEGURANÇA ALIMENTAR, GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA, UMA NOVA ATER, CRÉDITO ACESSSÍVEL, COMERCIALIZAÇÃO VISANDO A A FORMAÇÃO DE PARCERIAS PARA A PROMOÇÃO SOCIAL E A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE TODA A POPULAÇÃO.