Mil Pelo Planeta

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Mil Pelo Planeta

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O Mil Pelo Planeta começou como uma ação pontual de plantio de mil árvores no dia 21 de setembro de 2020. A ação foi muito bem recebida pelas pessoas que participaram do plantio e depois vieram mais e mais plantios voluntários (sempre buscando ajuda de empresas e pessoas para acontecerem). Há 2 anos o Mil se transformou em CNPJ pois tivemos o pedido de um plantio de recuperação ambiental em uma extensa área dentro de uma usina de cana de açucar no Mato Grosso do Sul. Foi nosso maior plantio com 45 dias de duração e 15.600 árvores plantadas.
Já realizamos plantios em muitas cidades do MS, e também em SP/RJ/MG. Fora do país realizamos plantios agroflorestais em Soberbo (Argentina) e Cochabamba (Bolívia).
Nossa taxa de sucesso de cada plantio chega até 75% devido ao modelo de mudas+sementes. Respeitamos as comunidades realizando compra justa de sementes, plantamos desde propriedades particulares até assentamentos, somos uma empresa e a marca de um movimento de respeito ao planeta.
Nosso modelo de negócios é B2C/B2G e atingimos diretamente os ODS 5-8-11-13-15-17.

Estado da experiência:
Mato Grosso do Sul (MS)

Município e Estado da experiência:
Campo Grande (MS)

Abrangência da experiência:
Internacional - mais de 1 país

Onde a experiência está localizada?
no meio urbano na Região Metropolitana

Em que ano se iniciou a experiência?
2020

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Não

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não

Qual o foco prioritário da experiência?
Conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros)

Como a experiência de conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros) pode ser identificada?
Sistemas agroflorestais

A experiência pode ser associada a quais temas?
Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Homens (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Extensionistas rurais e técnicas/os, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Povos e Comunidades Tradicionais

Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Pantaneiros, Povos indígenas, Ribeirinhos

Identifique qual(is) povo(s) indígena(s) participa(m) da construção desta experiência.
Terena

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Não

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental), Piora na qualidade do ar

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Matas, Rios, Lagoas, Mangue, Campos e várzeas

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Conservação do solo, Plantio de árvores e reflorestamento, Manutenção de Reserva Legal e APP

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
As mulheres atuam diretamente na coleta de sementes e também temos biólogas que ajudam a germinar sementes em viveiros.
No nosso grupo temos pessoas 80+ na tomada de decisões sobre o uso do solo, como engenheiros agrônomos.
Temos mulheres indígenas e que muitas vezes coordenam os plantios.
A comunidade LGBTQIAPN+ está sempre presente desde a coordenação até o trabalho em campo.

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Organização de rede de comunicadoras/es populares, Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Assessoria de imprensa

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp, YouTube, Feiras

Indique o link do site:
www.milpeloplaneta.com.br

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
milpeloplaneta

Indique nome de usuário ou link do Facebook:
Não possuímos

Indique o link do YouTube:
https://www.youtube.com/@milpeloplaneta105

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos

Anexos

Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.

Projeto de construção do primeiro Viveiro de espécies frutíferas para o Pantanal

Anexe fotos para representar a experiência:

Plantio agroflorestal em área urbana de Bonito/MS

Brendha Arruda

Plantio em área de lazer com nascentes e rios em Campo Grande/MS

Fabrício Barreto

Reunião para definir plantio em assentamento Bonito/MS

Neo Avila

Manejo de jardim agroflorestal

Letícia Krause

Plantio em UC em Campo Grande/MS

Roberto Teixeira

Plantio de canteiro agroflorestal Anastácio/MS

Pedro Braga