Mediações pedagógicas no Centro Familiar de Formação em Alternância de Vinhático contribuindo na construção do conhecimento agroecológico

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Mediações pedagógicas no Centro Familiar de Formação em Alternância de Vinhático contribuindo na construção do conhecimento agroecológico

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
A mediação Pedagógicas da Pedagogia da Alternância – Oficinas Agropecuárias
As mediações Pedagógicas da Pedagogia da Alternância são instrumentos e métodos utilizados para integrar a experiência de vida e trabalho dos estudantes com o processo de ensino-aprendizagem. Essas mediações visam a promover a formação integral dos estudantes, articulando teoria e prática de forma contextualizada. As Oficinas Agropecuárias/Cursos são uma atividade contida no plano de formação dos estudantes com o objetivo de desenvolver as habilidades no campo prático de temáticas ligadas à formação técnica profissionalizante. Esse instrumento é uma atividade complementar do estudo das áreas ou disciplinas, com finalidade de contribuir para melhor compreensão e aplicação dos conteúdos estudados.

Estado da experiência:
Espírito Santo (ES)

Município e Estado da experiência:
Montanha (ES)

Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios

Quais municípios esta experiência abrange?
Montanha (ES), Mucuri (BA), Pedro Canário (ES), Pinheiros (ES), São Mateus (ES)

Onde a experiência está localizada?
no meio rural

Em que ano se iniciou a experiência?
2022

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Grupo de estudantes

A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais

Qual outro?
Sistema hegemônico de produção agropecuária do agronegócio na região; reconhecimento da educação contra-hegemônica pelo sistema de educação convencional.

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Crianças

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Erosão do solo, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais agrícolas, Desaparecimento de espécies e variedades animais (criação animal), Aumento de plantas espontâneas, Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc), Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental), Piora na qualidade do ar

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Manejo de solo, Manejo da água, Compostagem, Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Todos.

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Não

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Divulgação nas redes sociais

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, Instagram, Facebook

Indique o link do site:
ceffav@gmail.com

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
Ceffav@gmail.com

Indique nome de usuário ou link do Facebook:
Ceffav@gmail.com

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática