MASA- Movimento de Apredizes de Sabedoria


O Movimento Aprendizes de Sabedoria do Estado do Paraná (MASA), formado por Benzedeiras e Benzedores, Curandeiras e Curadores, Costureiras e Costureiros de Rendidura e/ou machucadura, Rezadeiras e Rezadores, Remedieiras e Remedieiros, Massagistas Tradicionais, Parteiras e Aprendizes de benzedura representados como detentores de ofício tradicional de cura e de saúde popular, associados a saberes, conhecimentos e práticas tradicionais, implicados num cenário de conflitos por reconhecimento e redistribuição de direitos. Eles coexistem com outras práticas terapêuticas legitimadas pelo saber científico por meio de mecanismos de r-existência e se mantém em constante processo de ressignificação, integrando o leque de práticas culturais humanas de cuidado individual e coletivo. O MASA, movimento social esta territorializado na região centro sul do estado do Paraná, abrande os municípios de Irati, Rebouças, São João do Triunfo e Rio Azul. Nos mais de 10 anos de caminhar do movimento,  teve como ganho na sua articulação politica a conquista de 3 leis municipais de reconhecimento de suas práticas ,uma lei estadual, a abertura de um parque municipal para proteção de nascentes de agua sagradas para as benzedeiras, viveiro municipal comunitario com plantas medicinais. A metodologia utilizada para articulação do movimento foi a cartografia social, oficinas de trocas de saberes e educação popular.

1. Identificação

Nome da organização que está registrando a experiênciaMovimento de Apredizes de Sabedoria (MASA)

3. Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim

Selecione o tipo de experiênciaCuidado em saúde

4. Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Sim

Qual(is) a(s) identidade(s) do(s) grupo(s) social(is) e coletivo(s) que participa(m) da construção desta experiência?formado por Benzedeiras e Benzedores, Curandeiras e Curadores, Costureiras e Costureiros de rendidura e/ou machucadura, Rezadeiras e Rezadores, Remedieiras e Remedieiros, Massagistas tradicionais, Parteiras e Aprendizes de benzedura representados como Detentores do Ofício Tradicional de Cura e de Saúde Popular, da região centro sul do Estado do Paraná e que fazem parte da Rede Puxirão de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná

Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiênciaFeminino

Se há um sexo com maior participação, indique Feminino

Cor ou raça - indique o(s) grupo(s) que participa(m) da experiência

  • Preta
  • Indígena
  • Branca

Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiênciaAcima de 60 anos

Se há uma faixa etária com maior participação, indiqueAcima de 60 anos

Indicação do gênero das pessoas participantesmULHER CIS

6. Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)? Não

7. Práticas em saúde e agroecologia

Práticas Agroalimentares (produção/beneficiamento/consumo)

  • Quintais sócio-produtivos (horticultura, pomar, etc.)
  • Feiras agroecológicas
  • Casa ou guardiães/ões de sementes

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)

  • Aromaterapia
  • Plantas medicinais e fitoterapia
  • Outra
  • Reiki

Práticas Populares e Tradicionais de Cuidado em Saúde ou Saúde Popular

  • Banhos
  • Dietas alimentares
  • Benzimentos, orações, aconselhamento
  • Remédios caseiros a partir de plantas medicinais

Esta prática é considerada uma tecnologia social pelos protagonistas da experiência? Sim

O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?

  • Rodas de conversa e oficinas
  • Ancestralidade/trajetória de vida/memória afetiva
  • Participação em redes de aprendizados e conhecimentos

8. Políticas públicas

Caso a experiência tenha acessado uma ou mais políticas públicas brasileiras, indiqueNenhuma

9. Resistências e ameaças

Algo ameaça esta experiência?

  • Agrotóxico
  • Contaminação/poluição ambiental
  • Disputa territorial ou dificuldade de acesso ao território
  • Sucessão geracional frágil ou inexistente
  • Intolerância religiosa

Há conflito(s) ambiental(is) no(s) território(s) onde essa experiência acontece?Sim

11. Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

  • Facebook/Messenger
  • Instagram