MapOrgânico - Mapeamento dos pontos de comercialização de produtos orgânicos de Campinas e região

2. Informações sobre a experiência de agroecologia

Nome da experiência agroecológica:
MapOrgânico - Mapeamento dos pontos de comercialização de produtos orgânicos de Campinas e região

Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência e a finalidade dessas ações.
O MapOrgânico foi um mapa participativo,
desenvolvido pela Embrapa Territorial em parceria com a Rede de Agroecologia da
Unicamp (RAU/Unicamp) e a Associação de Agricultura Natural de Campinas e
Região (ANC), no âmbito da Rede de Agroecologia do Leste Paulista. O objetivo da
ferramenta foi fornecer a localização de estabelecimentos que comercializam
produtos orgânicos certificados na região de Campinas e a experiência
contribuiu para a formação da equipe da Embrapa Territorial na temática de
agricultura orgânica e agroecologia. Desde sua criação, o mapa foi fundamentado
no conceito dos circuitos curtos de comercialização (CC), que considera a venda
direta ou havendo no máximo, um intermediário entre produtor rural e
consumidor. A localização dos pontos de vendas no mapa, foi inserida de forma
colaborativa e de responsabilidade do declarante. Os responsáveis pelos
estabelecimentos preenchiam um formulário online com informações quanto ao tipo
de venda, tipo de certificação de orgânicos, localização geográfica, produtos
que são comercializados no local, contato (telefone, WhatsApp ou e-mail),
horário de funcionamento, entre outras informações. Os dados eram conferidos
pela equipe do MapOrgânico, bem como a existência de certificação dos produtos
orgânicos do estabelecimento (de acordo com as informações do declarante).
Finalizada esta etapa, um ponto era gerado no mapa, representando o
estabelecimento comercial e os dados necessários para orientar os consumidores
sobre a sua localização, acessível por meio do Google Maps. Desde 2021, a
solução passou a ser descontinuada e a equipe investe desde então no projeto
“Otimização do processo, mapeamento e elaboração de bancos de dados em apoio a
organismos participativos de avaliação da conformidade orgânica”.

Estado/Município da experiência:
Campinas (SP)

Abrangência da experiência:
Municipal - 1 município

Ano em que a experiência teve início.
2016

A experiência ainda está em desenvolvimento?
Não

Em que ano a experiência foi finalizada?
2022

A qual(is) categoria(s) a experiência está relacionada?
Distribuição, comercialização e consumo de alimentos

Como a experiência de distribuição, comercialização e consumo pode ser identificada?
Apoio logístico e/ou entreposto

Como é feita a gestão da experiência?
Coletiva/Comunitária

Gênero - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:
Mulheres (Cis/Trans)

Raça - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:
Brancos

Temas de atuação:
Agricultura Urbana e Periurbana, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Construção social de Mercados, Economia Solidária e outras economias

3. Sujeitos envolvidos na experiência

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Agricultoras/es Urbanas/os, Consumidoras/es, Pesquisadoras/es

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
entre 20 e 50

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
21 a 50

Faz parte de alguma organização?
Sim

Organizações:
Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC),

Faz parte de alguma rede?
Sim

Indique quais redes faz parte:
Rede de Agroecologia do Leste Paulista, Rede de Agroecologia da Unicamp

Nome da rede:
Rede de Agroecologia da Unicamp (RAU)

Com que frequência a experiência se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?
A experiência foi descontinuada em 2022.

4. Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Quais foram os financiamentos, quem financiou e qual o valor financiado?
A experiência foi resultante do projeto de pesquisa "Geotecnologias para incrementar a competitividade e a sustentabilidade da agricultura familiar no Circuito das Frutas (SP)", financiado pela Embrapa.

6. Comunicação

Telefone:
(19) 3211-6200

E-mail institucional:
territorial.imprensa@embrapa.br

7. Anexos

Escolha uma foto para divulgação: