MapOrgânico - Mapeamento dos pontos de comercialização de produtos orgânicos de Campinas e região


O MapOrgânico foi um mapa participativo, desenvolvido pela Embrapa Territorial em parceria com a Rede de Agroecologia da Unicamp (RAU/Unicamp) e a Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC), no âmbito da Rede de Agroecologia do Leste Paulista. O objetivo da ferramenta foi fornecer a localização de estabelecimentos que comercializam produtos orgânicos certificados na região de Campinas e a experiência contribuiu para a formação da equipe da Embrapa Territorial na temática de agricultura orgânica e agroecologia. Desde sua criação, o mapa foi fundamentado no conceito dos circuitos curtos de comercialização (CC), que considera a venda direta ou havendo no máximo, um intermediário entre produtor rural e consumidor. A localização dos pontos de vendas no mapa, foi inserida de forma colaborativa e de responsabilidade do declarante. Os responsáveis pelos estabelecimentos preenchiam um formulário online com informações quanto ao tipo de venda, tipo de certificação de orgânicos, localização geográfica, produtos que são comercializados no local, contato (telefone, WhatsApp ou e-mail), horário de funcionamento, entre outras informações. Os dados eram conferidos pela equipe do MapOrgânico, bem como a existência de certificação dos produtos orgânicos do estabelecimento (de acordo com as informações do declarante). Finalizada esta etapa, um ponto era gerado no mapa, representando o estabelecimento comercial e os dados necessários para orientar os consumidores sobre a sua localização, acessível por meio do Google Maps. Desde 2021, a solução passou a ser descontinuada e a equipe investe desde então no projeto “Otimização do processo, mapeamento e elaboração de bancos de dados em apoio a organismos participativos de avaliação da conformidade orgânica”. 

2. Informações sobre a experiência de agroecologia

A qual(is) categoria(s) a experiência está relacionada?Distribuição, comercialização e consumo de alimentos

Como a experiência de distribuição, comercialização e consumo pode ser identificada?Apoio logístico e/ou entreposto

Como é feita a gestão da experiência?Coletiva/Comunitária

Gênero - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Mulheres (Cis/Trans)

Raça - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Brancos

3. Sujeitos envolvidos na experiência

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?entre 20 e 50

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?21 a 50

Faz parte de alguma organização?Sim

Faz parte de alguma rede?Sim

Indique quais redes faz parte

  • Rede Leste de Agroecologia
  • Outra

Nome da redeRede de Agroecologia da Unicamp (RAU)

Com que frequência a experiência se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?A experiência foi descontinuada em 2022.

Nome da organizaçãoAssociação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC)

4. Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Sim

Quais foram os financiamentos, quem financiou e qual o valor financiado?

A experiência foi resultante do projeto de pesquisa "Geotecnologias para incrementar a competitividade e a sustentabilidade da agricultura familiar no Circuito das Frutas (SP)", financiado pela Embrapa.

5. Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades a experiência enfrenta no desenvolvimento das atividades?

  • Pessoal
  • Estrutura de operação

Descreva as dificuldades encontradas para cada uma das questões elencadas acima.

Estrutura de operação: após o encerramento do projeto "Geotecnologias para incrementar a competitividade e a sustentabilidade da agricultura familiar no Circuito das Frutas (SP)" o MapOrgânico foi descontinuado pela falta de recursos, pessoal e estrutura para manutenção dos processos.

Indique as principais demandas e necessidades da experiência.

  • Projetos de pesquisa
  • Políticas públicas

Descreva as demandas e necessidades para cada uma das questões elencadas acima.Pressupõe-se que a carência de políticas públicas voltadas à produção e consumo de alimentos orgânicos colabore com a excassez de editais de projetos de pesquisa na temática, capazes de realizar a manutenção temporal das experiências.

7. Anexos

Tipo de anexoDocumento (PDF, Word, Excel, etc)

Anexos

Anexo 1

Anexo 1

Dimensões: 194px x 146px
Tamanho: 14814 bytes

Anexo 2

Tamanho: 415128 bytes