
Liiis_ laboratório Interdisciplinar e Intercultural de Inovação social
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Liiis_ laboratório Interdisciplinar e Intercultural de Inovação social
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O Liiis, é um projeto de extensão da UFPR pautado na pesquisa ação. É um coletivo composto por professores, estudantes de diversas áreas e programa de pós graduação da Universidade Federal do Paraná, juntamente com os coletivos agroecológicos de comunidades rurais (sendo eles camponeses, comunidades tradicionais e povos indígenas). Visamos a diversidades de saberes, seja dos movimentos negros/quilombolas, seja dos povos indígenas ou camponeses por meio da interculturalidade na agroecologia, a qual tem um caráter fundamentalmente vivencial e interrelacional, visando uma prática de construção de conhecimento agroecológico . O Liiis valoriza e age a partir dos atores territoriais da área rural de Curitiba e Região metropolitana, promovendo diálogos interculturais e aprendizagens mútuas por meio das Festas Feiras das Sementes, da mobilização social para implementação de politicas públicas para o fortalecimento da agroecologia nos territórios, realiza encontros sobre o Plano Nacional de Agroecologia e produção orgânica (PLANAPO); realiza trocas interculturais com práticas agroecológicas entre povos originários e as sementes ancestrais; Organiza oficinas sobre o sentipensar com a Terra para novas práticas nos territórios; Junto às comunidades rurais dialoga sobre a importância da Agroecologia nos municípios; Nos encontros com as comunidades rurais sobre a importância do Estado e a elaboração de politicas públicas para a agroecologia; Atua na comunicação popular por meio da extensão universitária participativa em parceria com a COOPERVIDA e ABAI de Mandirituba-Paraná.
Estado da experiência:
Paraná (PR)
Município e Estado da experiência:
Curitiba (PR)
Abrangência da experiência:
Estadual - 5 ou mais municípios
Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)
Em que ano se iniciou a experiência?
2023
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Projeto de extensão
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Agrotóxicos e Transgênicos, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Políticas Públicas e fomento, Terra, Território e Ancestralidade
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Associativa/Cooperativa
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Gestoras/es públicos, Movimentos sociais, Povos e Comunidades Tradicionais
Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Comunidades quilombolas, Faxinalenses, Povos e comunidades de terreiro ou povos e comunidades de matriz africana, Povos indígenas
Identifique qual(is) povo(s) indígena(s) participa(m) da construção desta experiência.
Guarani, Kaingang, Xetá
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Perda de produção, Aumento das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Deslizamento de áreas, Aumento da temperatura, Desertificação, Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
As mulheres da Cooperativa cultivando vidas - COOPERVIDA vem organizando os faxinalenses, indígenas e quilombolas a fim de fortalecer as práticas agroecológicas e a comercialização dos produtos por meio da discussão sobre a construção do conhecimento em Agroecologia e as reflexões acerca das mudanças
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Organização de rede de comunicadoras/es populares, Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Produção de podcast, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp, YouTube, Feiras, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
https://www.youtube.com/watch?v=ZisZit6NdEQ
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
liiis.laboratorioextensaoufpr
Indique o link do YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=ZisZit6NdEQ
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas, Combate (ou combateu) à desinformação
Anexos
Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.
Palestra ecologia é o caminho: desconstruindo narrativas dos Direitos Humanos, desenvolvimento e ecologia a partir da abordagem decolonial - junho de 2025
Anexe fotos para representar a experiência:
Diálogos na Casa da Agroecologia do IDR-PR para discutir politícas públicas e mudanças climáticas
Marcia Regina Ferreira

partilha das sementes crioulas e ancestrais das guardiãs urbanas de Curitiba
Ines de Fatima Polidoro

Entrega de documento na Assembléia Legislativa do Paraná as reivindicações de Quilombolas e povos originários
Marcia Regina Ferreira

Mobilização contra a especulação imobiliária na comunidade Faxinalense de Madirituba
Marcia Regina Ferreira
