Liiis_ laboratório Interdisciplinar e Intercultural de Inovação social

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Liiis_ laboratório Interdisciplinar e Intercultural de Inovação social

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O Liiis, é um projeto de extensão da UFPR pautado na pesquisa ação. É um coletivo composto por professores, estudantes de diversas áreas e programa de pós graduação da Universidade Federal do Paraná, juntamente com os coletivos agroecológicos de comunidades rurais (sendo eles camponeses, comunidades tradicionais e povos indígenas). Visamos a diversidades de saberes, seja dos movimentos negros/quilombolas, seja dos povos indígenas ou camponeses por meio da interculturalidade na agroecologia, a qual tem um caráter fundamentalmente vivencial e interrelacional, visando uma prática de construção de conhecimento agroecológico . O Liiis valoriza e age a partir dos atores territoriais da área rural de Curitiba e Região metropolitana, promovendo diálogos interculturais e aprendizagens mútuas por meio das Festas Feiras das Sementes, da mobilização social para implementação de politicas públicas para o fortalecimento da agroecologia nos territórios, realiza encontros sobre o Plano Nacional de Agroecologia e produção orgânica (PLANAPO); realiza trocas interculturais com práticas agroecológicas entre povos originários e as sementes ancestrais; Organiza oficinas sobre o sentipensar com a Terra para novas práticas nos territórios; Junto às comunidades rurais dialoga sobre a importância da Agroecologia nos municípios; Nos encontros com as comunidades rurais sobre a importância do Estado e a elaboração de politicas públicas para a agroecologia; Atua na comunicação popular por meio da extensão universitária participativa em parceria com a COOPERVIDA e ABAI de Mandirituba-Paraná.

Estado da experiência:
Paraná (PR)

Município e Estado da experiência:
Curitiba (PR)

Abrangência da experiência:
Estadual - 5 ou mais municípios

Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)

Em que ano se iniciou a experiência?
2023

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Projeto de extensão

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Agrotóxicos e Transgênicos, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Políticas Públicas e fomento, Terra, Território e Ancestralidade

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Associativa/Cooperativa

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Gestoras/es públicos, Movimentos sociais, Povos e Comunidades Tradicionais

Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Comunidades quilombolas, Faxinalenses, Povos e comunidades de terreiro ou povos e comunidades de matriz africana, Povos indígenas

Identifique qual(is) povo(s) indígena(s) participa(m) da construção desta experiência.
Guarani, Kaingang, Xetá

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Perda de produção, Aumento das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Deslizamento de áreas, Aumento da temperatura, Desertificação, Piora na qualidade do ar

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
As mulheres da Cooperativa cultivando vidas - COOPERVIDA vem organizando os faxinalenses, indígenas e quilombolas a fim de fortalecer as práticas agroecológicas e a comercialização dos produtos por meio da discussão sobre a construção do conhecimento em Agroecologia e as reflexões acerca das mudanças

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Organização de rede de comunicadoras/es populares, Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Produção de podcast, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp, YouTube, Feiras, Reuniões nas comunidades

Indique o link do site:
https://www.youtube.com/watch?v=ZisZit6NdEQ

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
liiis.laboratorioextensaoufpr

Indique o link do YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=ZisZit6NdEQ

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas, Combate (ou combateu) à desinformação

Anexos

Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.

Artigo educação agroecológica na infância e biopráxis - Congresso de agroecologia

Convite para o congresso de agroecologia na Boca do Povo

Palestra ecologia é o caminho: desconstruindo narrativas dos Direitos Humanos, desenvolvimento e ecologia a partir da abordagem decolonial - junho de 2025

Dialógo sobre a Politica Nacional de Agroecologia (PLANAPO) e os pontos de cultura para a valorização dos saberes fazeres nos territórios

Folder do Liiis- laboratório intercultural de inovação social a partir de coletivos agroecológicos

Anexe fotos para representar a experiência:

Encontro de jovens guardiões e guardiãs de Sementes da agroecologia

Marcia Regina Ferreira

Diálogos na Casa da Agroecologia do IDR-PR para discutir politícas públicas e mudanças climáticas

Marcia Regina Ferreira

partilha das sementes crioulas e ancestrais das guardiãs urbanas de Curitiba

Ines de Fatima Polidoro

Entrega de documento na Assembléia Legislativa do Paraná as reivindicações de Quilombolas e povos originários

Marcia Regina Ferreira

Encontro pela vida e pela justiça climática na ABAI e ReSA - 2024

Ines de Fátima Polidoro

Mobilização contra a especulação imobiliária na comunidade Faxinalense de Madirituba

Marcia Regina Ferreira

Mapa das Festas Feiras de sementes crioulas do Paraná organizada pela RESA com a participação do Liiis

Rede de sementes da agroecologia 2025

Logo do Liiis

Marcia regina Ferreira