Licenciatura em Educação do Campo - Agroecologia e Segurança Alimentar

o Brasil, foram criados diversos cursos de agroecologia em diferentes níveis; porém, a formação de um quadro profissional capacitado para atuar nesta nova perspectiva de educação ainda é limitado e pouco compreendido. Com base nesta observação, tomamos este tema como questão geral, tomando como referência nossas experiências acumuladas na Licenciatura em Educação do Campo – PRONERA 2009 – Movimentos Sociais e Sindicais do Campo e Povos Tradicionais – UFRRJ (2010-1013), constituído por duas áreas de Habilitação, sendo uma delas Agroecologia e Segurança Alimentar. A partir de nossas experiências face à questão mais geral de construção identitária deste recente campo profissional docente, pensamos contribuir para a ideia da construção dos princípios e diretrizes do Ensino em Agroecologia. Consideramos que a formação de professores se insere nesta discussão de forma a compreender as necessidades, os desafios e os processos formativos que compõem o educador para atuar no ensino da agroecologia.