
J. A. Abelha
Usuário de submissão:
Jozimara Teixeira
Nome da experiência:
J. A. Abelha
Município e estado de localização:
São Fidélis (RJ)
A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence?
Noroeste
Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência.
Senhor Magno está no ramo da apicultura a mais de 30 anos. Com a pandemia o empreendimento da família cresceu. O filho Lucas e a nora tiveram a iniciativa de divulgar os produtos, mel, própolis nas redes sociais. Hoje a apicultura ocupa muitas vezes a renda principal da família. Eles possuem cerca de 70 colmeias eu seus apiários, além da propriedade da família eles instalaram apiários em outras propriedades na localidade de retiro Saudoso e Valão dos Milagres na zona rural do município de São Fidélis. A cada 15 dias é realizado o manejo do apiário. Na propriedade do produtor é realizada a extração do mel, uma espécie de beneficiamento do produto, ele é extraído embalado e etiquetado. Estão trabalhando para conseguir o selo de legalização da produção.Futuramente eles pretendem continuar ampliando a produção de mel e seus derivados.
Abrangência de atuação:
Estadual - 5 ou mais municípios
A experiência está sendo desenvolvida principalmente:
no meio rural
Ano de início da experiência:
1990
A experiência está em atividade?
Sim
Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?
Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.
A experiência faz parte de alguma organização?
Não
Faz parte de alguma rede?
Não
Qual a categoria da experiência?
Beneficiamento, Comércio, feira e outras formas de venda de produtos, Produção
A experiência tem certificação como produção orgânica?
Não
Qual o destino da produção?
Autoconsumo, Comercialização
Onde a produção é comercializada?
Feira, Cestas agroecológicas e delivery
Os produtos foram aprovados na fiscalização da vigilância sanitária?
Não
Os produtos possuem rótulo ou marca específica?
Sim
Os espaços de beneficiamento podem ser identificados como?
Cozinha industrial
Como a experiência de Comércio, feira e outras formas de venda de produtos pode ser identificada?
Feira
A gestão da experiência é feita de que forma?
Familiar
A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual gênero?
Igualitário
A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual grupo racial?
Igualitário
Quais recursos possuem gestão coletiva na experiência?
Não se aplica
Quais são as identidades dos sujeitos da experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Apicultoras/es e meliponicultoras/es
Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
entre 1 e 10
Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
51 a 100
Quais os principais temas da experiência?
Manejo dos Agroecossistemas, Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional, Terra, Território e Ancestralidade
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?
Não
Telefone:
(22)998199736
Página no facebook:
https://www.facebook.com/lucas.joia.14
Nome da mídia ou rede social:
jaabelhas
Link para a página na mídia ou rede social indicada acima:
https://www.instagram.com/jaabelhas/
Escolha uma foto para divulgação:
Anexos:
Links:
https://www.youtube.com/watch?v=bYMQfg4SBA0