J. A. Abelha

Usuário de submissão:
Jozimara Teixeira

Nome da experiência:
J. A. Abelha

Município e estado de localização:
São Fidélis (RJ)

A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence?
Noroeste

Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência.
Senhor Magno está no ramo da apicultura a mais de 30 anos. Com a pandemia o empreendimento da família cresceu. O filho Lucas e a nora tiveram a iniciativa de divulgar os produtos, mel, própolis nas redes sociais. Hoje a apicultura ocupa muitas vezes a renda principal da família. Eles possuem cerca de 70 colmeias eu seus apiários, além da propriedade da família eles instalaram apiários em outras propriedades na localidade de retiro Saudoso e Valão dos Milagres na zona rural do município de São Fidélis. A cada 15 dias é realizado o manejo do apiário. Na propriedade do produtor é realizada a extração do mel, uma espécie de beneficiamento do produto, ele é extraído embalado e etiquetado. Estão trabalhando para conseguir o selo de legalização da produção.Futuramente eles pretendem continuar ampliando a produção de mel e seus derivados.

Abrangência de atuação:
Estadual - 5 ou mais municípios

A experiência está sendo desenvolvida principalmente:
no meio rural

Ano de início da experiência:
1990

A experiência está em atividade?
Sim

Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?
Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.

A experiência faz parte de alguma organização?
Não

Faz parte de alguma rede?
Não

Qual a categoria da experiência?
Beneficiamento, Comércio, feira e outras formas de venda de produtos, Produção

A experiência tem certificação como produção orgânica?
Não

Qual o destino da produção?
Autoconsumo, Comercialização

Onde a produção é comercializada?
Feira, Cestas agroecológicas e delivery

Os produtos foram aprovados na fiscalização da vigilância sanitária?
Não

Os produtos possuem rótulo ou marca específica?
Sim

Os espaços de beneficiamento podem ser identificados como?
Cozinha industrial

Como a experiência de Comércio, feira e outras formas de venda de produtos pode ser identificada?
Feira

A gestão da experiência é feita de que forma?
Familiar

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual gênero?
Igualitário

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual grupo racial?
Igualitário

Quais recursos possuem gestão coletiva na experiência?
Não se aplica

Quais são as identidades dos sujeitos da experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Apicultoras/es e meliponicultoras/es

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
entre 1 e 10

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
51 a 100

Quais os principais temas da experiência?
Manejo dos Agroecossistemas, Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional, Terra, Território e Ancestralidade

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?
Não

Telefone:
(22)998199736

Página no facebook:
https://www.facebook.com/lucas.joia.14

Nome da mídia ou rede social:
jaabelhas

Link para a página na mídia ou rede social indicada acima:
https://www.instagram.com/jaabelhas/

Escolha uma foto para divulgação:

Anexos:

Produtos expostos a venda na barraca na feira.

Manejo do apiário.

Estoque de produtos.

Favo de mel com abelhas.

Links:

https://www.youtube.com/watch?v=bYMQfg4SBA0