Projeto de pesquisa e extensão coordenado por Ana Claudia Rocha Braga, professora da FATEC Capão Bonito e da FATEC Itapetininga, envolvendo alunos de ambas instituições. Este projeto busca desenvolver, através da relação dialógica entre agricultores, técnicos, tecnólogos e acadêmicos, modelos de Sistemas Agroflorestais (SAFs) adaptados às características sociais e ambientais da bacia do Alto Paranapanema. Desta maneira, fomentar a expansão do componente arbóreo em pequenas e médias propriedades rurais da região, e através disso, gerar benefícios sociais (segurança alimentar, melhora da dieta da população rural, maior diversidade de produtos para a comercialização reduzindo riscos associados à variação do mercado ou à quebras de produção, entre outros) e ambientais (aumento da conectividade entre remanescentes de vegetação nativa para espécies florestais, melhor conservação do solo, redução do assoreamento dos corpos d?água, maior retenção de água no solo, fixação de carbono, entre outros). Tendo as árvores como vetores de mudança no uso do solo, seja em sistemas agroecológicos alimentares ou aromáticos assim como em sistemas silvopastoris.
Atualmente conta com dois projetos de Iniciação Tecnológica com financiamento PIBIT que são eles: Morfoanatomia dos órgãos vegetativos, rendimento e perfil químico das folhas de Canela-sassafrás Ocotea odorifera (Vell.) Rohwer (Lauraceae).Desenvolvimento de modelo de Sistema Agroflorestal de plantas aromáticas e medicinais, para o Alto Paranapanema, com base na demanda de mercado. Ademais, em decorrencia das atividades já realizadas, estamos executando ações junto a agricultores e associações parceiras no território.
2. Informações sobre a experiência de agroecologia
A qual(is) categoria(s) a experiência está relacionada?Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão)
Como a experiência de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão) pode ser identificada?
Projeto de extensão
Projeto de pesquisa
Como é feita a gestão da experiência?Individual
Gênero - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Mulheres (Cis/Trans)
Raça - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Brancos
3. Sujeitos envolvidos na experiência
Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?6 a 10
Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?1 a 20
Faz parte de alguma organização?Sim
Faz parte de alguma rede?Sim
Indique quais redes faz parte
Rede Sociotécnica do Sudoeste Paulista
Rede de Mulheres Agroflorestoras (RAMA)
Com que frequência a experiência se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?A interação com outras organizações é frequente devido aos diversos braços de ação e interesse do "projeto-mãe". Estamos trabalhando em contato/parceria, no momento, com a Cooplantas, Associação Arte Vida e CDR paulista.
Nome da organizaçãoFatec Capão Bonito
4. Financiamento
A experiência teve algum tipo de financiamento? Sim
Quais foram os financiamentos, quem financiou e qual o valor financiado?PIBITI/Cnpq-CPS e CDR do Sudoeste Paulista, através da ADS, ambos com financiamento de bolsas.
Caso a experiência teve outros recursos envolvidos, como contrapartida por exemplo, descreva quais outros recursos foram esses.nao obtivemos outros recursos
5. Dificuldades e demandas
Quais as principais dificuldades a experiência enfrenta no desenvolvimento das atividades? Outro
Qual ou quais outro(s)?falta de recurso para execução das atividades e para recursos humanos
Descreva as dificuldades encontradas para cada uma das questões elencadas
acima.a instituição mae, que é a FATEC Capão Bonito, não possui recursos para financiar bolsas de estudo e muitas vezes falta equipamentos e materiais necessários a realizacao das atividades. Ademais, a forma de contratacao dos docentes é por meio de horas aula vinculadas às disciplinas ministradas, entao muitas vezes os docentes não são remunerados para atividades de pesquisa e extenção. Além disso, a FATEC é uma instituição vinculada ao CPS e portanto, temos dificuldade de acessar recursos diversos.
Indique as principais demandas e necessidades da experiência. Outros