Horticultura orgânica em ambientes de pequenas dimensões: soluções automatizadas, sustentáveis e acessíveis.

Usuário de submissão:
Jozimara Teixeira

Nome da experiência:
Horticultura orgânica em ambientes de pequenas dimensões: soluções automatizadas, sustentáveis e acessíveis.

Município e estado de localização:
Santo Antônio de Pádua (RJ)

A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence?
Noroeste

Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência.
O projeto iniciou-se em 2018, em parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – campus avançado Cambuci e oInstituto Federal Fluminense campus Santo Antônio de Pádua. No projeto foi montadoum sistema de irrigação automatizado, utilizando microcontroladores alimentados por energia solar. Com isso, além de adequar o consumo de água para produção, tivemos um melhor controle da umidade do solo e por consequênciauma menor incidência de pragas. E tevecomo finalidade criar um modelo de horticultura sustentável, sistematizando informações e criando novastécnicas sobre o desenvolvimento da cultura orgânica em ambiente “doméstico” com o auxílio de um sistema de irrigaçãointeligente. Além do sistema ser de baixo custose demostrou eficiente para o desenvolvimento de hortaliças orgânicas. Esse processo refletiu em um uso mais adequado daágua e um melhor controle de pragas através da manutenção da umidade.

Abrangência de atuação:
Estadual - 5 ou mais municípios

A experiência está sendo desenvolvida principalmente:
no meio urbano em cidades pequenas (com menos de 50 mil habitantes)

Ano de início da experiência:
2018

A experiência está em atividade?
Não

Ano de finalização da experiência.
2021

Quais foram os principais fatores associados à descontinuidade vivenciada pela experiência?
outro

Qual outro fator?
Saída de um dos idealizadores do instituto

Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?
Teve que paralisar em algum momento suas atividades, que foram retomadas depois, mas as atividades sofreram modificações significativas.

A experiência faz parte de alguma organização?
Não

Faz parte de alguma rede?
Não

Qual a categoria da experiência?
Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa, extensão)

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Projeto de extensão

A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional

Qual outra forma de gestão?
Pela equipe de professores que fazem parte do projeto

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual gênero?
Homens (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual grupo racial?
Brancos

Quais recursos possuem gestão coletiva na experiência?
Projetos coletivos (se acompanhamento dessa gestão for efetivamente feito pelo grupo), Espaço coletivo para desenvolvimento de práticas e atividades relacionadas à experiência

Quais são as identidades dos sujeitos da experiência?
Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Juventudes

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
entre 1 e 10

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
101 a 300

Quais os principais temas da experiência?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Que tipo de financiamento?
Público (relacionado a políticas públicas e/ou emendas parlamentares)

Quais foram os financiamentos públicos, quem financiou (qual/is órgãos da administração pública e/ou parlamentares, no caso de emendas) e qual o valor financiado?
Recursos para a implantação do projeto (materiais usados para montar o sistema) e Bolsas para os alunos participantes do projeto.

A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?
Não

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Anexos: