Hortas Urbanas Comunitárias Colhendo Dignidade e Semeando Agroecologia e Colhendo Soberania
São dois projetos. Um acontece na zona urbana e o outro aconte na zona rural. O público majoritário envolvido são mulheres.
São várias ações desde mobilização, sensibilização e organização da horta à plantio, produção e colheita 100%agroecologica.
Na zona urbana as hortas acontecem nos bairros periféricos em parceria com o município. Atendem hoje três bairros e são 22 pessoas envolvidas . Nos assentamentos o trabalho é feito em parceria com as associações. Especialmente Associação de Mulheres em Ação do assentamento Bela Vista do Chibarro em Araraquara/SP.
Conceber o lote de forma agroecologica para gerar renda por meio da comercialização nas feiras. As parcerias acontecem com a Unesp e as Camponesas se organizam para custear a produção e trocam experiências agroecologica. O desafio é captação de recursos para estruturar o trabalho e terem acesso às DAP, boa parte são ou estão em situação irregular na terra.
Já experiência das hortas urbanas comunitárias colhendo dignidade têm apoio econômico no início do poder público e com o passar do tempo torna se autônomas.
Anexos
Mulheres na produção agroecologica no assentamento Bela Vista de Araraquara
Dimensões: 1280px x 904px
Tamanho: 534423 bytes
Anexo 2
Dimensões: 1200px x 1600px
Tamanho: 404786 bytes