Hortas pedagógicas no currículo escolar: cultivando educação ambiental, climática e alimentar

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
HORTAS PEDAGÓGICAS NO CURRÍCULO ESCOLAR: CULTIVANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CLIMÁTICA E ALIMENTAR

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O projeto investiga como a agroecologia, por meio das hortas pedagógicas, pode integrar saberes locais aos currículos escolares, tornando-os mais significativos, inclusivos, ecopedagógicos e desemparedados. Desenvolvido em três escolas públicas municipais do Rio de Janeiro — EDI Rubem Braga, Escola Municipal Pedro GET Pedro Ernesto e Escola Municipal Pedro GET Joaquim Abílio Borges —, adota uma abordagem qualitativa e participativa, fundamentada na Ecopedagogia, na Agroecologia, nos princípios da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e no Planejamento Dialógico Ecopedagógico. A pesquisa busca compreender como a inserção das hortas pedagógicas no cotidiano escolar pode fortalecer vínculos entre crianças, Natureza e território, além de enriquecer os currículos com experiências sensoriais, alimentares, corporais e interdisciplinares. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação, envolve planejamento conjunto entre pesquisadora, docentes, equipes gestoras e famílias, respeitando os contextos de cada escola. Por meio de práticas como cultivo, compostagem, oficinas culinárias, produção de textos, rodas de conversa e experimentos científicos, as hortas tornam-se espaços vivos de aprendizagem. Os dados são registrados por observação participante, fotografias, narrativas infantis e documentação pedagógica. O projeto propõe reflexões sobre a transversalidade das práticas ambientais, climáticas e alimentares nos currículos escolares, evidenciando as hortas pedagógicas como tecnologias sociais educativas no campo da educação pública.

Estado da experiência:
Rio de Janeiro (RJ)

Município e Estado da experiência:
Rio de Janeiro (RJ)

Abrangência da experiência:
Municipal - 1 município

Onde a experiência está localizada?
no meio urbano na Região Metropolitana

Em que ano se iniciou a experiência?
2021

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não

Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Projeto de pesquisa

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Políticas Públicas e fomento, Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Gestoras/es públicos, Juventudes, Pesquisadoras/es

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Alteração no calendário de chuvas

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Não é possível aferir

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Não

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Compostagem, Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Jardins de chuva, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Cuidados à saúde, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Divulgação do conhecimento

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim

Qual(is) política(s) acessa?
Outra

Qual(is) outra(s)?
na Escola Municipal GET Pedro Ernesto, o Programa Hortas Cariocas

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de revista, Produção de artigos acadêmicos, Produção de livro ou cartilha

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, YouTube

Indique o link do site:
https://www.instagram.com/hortaspedagogicas

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
hortaspedagogicas

Indique o link do YouTube:
https://www.youtube.com/yayenca

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas, Combate (ou combateu) à desinformação

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
YLLAS, Yayenca. et al. Contribuição do planejamento dialógico na construção de escolas democráticas rumo à cidadania planetária. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e5680, 4 abr. 2024. https://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5680

Yllas Frachia, Y., Tozato, H., Firmo, H. T., & Vendramini, A. L. do A. (2023). A horta pedagógica que nutre diversas dimensões do cotidiano escolar. Revista Maracanan, (34), 144–173. https://doi.org/10.12957/revmar.2023.78534

YLLAS, Y. . F.; TOZATO, H. de C. .; FIRMO, H. T. DO ESPAÇO AO LUGAR: a horta escolar como elemento chave para o estímulo ao sentimento de pertencimento no ensino formal. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–16, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i2.67263. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/67263. Acesso em: 24 jun. 2025.

YLLAS, Yayenca Frachia. A HORTA AGROECOLÓGICA COMO TECNOLOGIA SOCIAL EDUCATIVA. Uma pesquisa-ação junto à Escola Municipal Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro. 368 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia para o Desenvolvimento Social) – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, 2023. http://nides.ufrj.br/images/PPGTDS/Dissertacoes/Ano_2023_-_13_-_Dissertacao_-_Yayenca_Yllas.pdf

Yayenca. Com folhas de couve fresquinhas da horta da @empedroernesto, os estudantes da 1501, junto com a professora regente @marynevessi e a @yayenca, prepararam uns deliciosos muffins de couve! [Vídeo] Rio de Janeiro, 7 jun. 2024a. Instagram: @yayenca. Disponível em: https://www.instagram.com/reel/C77TaynJFMB/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA== Acesso em: 22 mar. 2025.

Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.

Anexe fotos para representar a experiência:

Transformação da área da horta agroflorestal entre 2019 e 2025 no GET Pedro Ernesto

Yayenca Yllas

Estudo dos impactos climáticos no GET Pedro Ernesto

Yayenca Yllas

Plantio de Urucum no EDI Rubem Braga

Yayenca Yllas

Plantio nos canteiros do GET Joaquim Abilio Borges

Yayenca Yllas