Hortas Orgânicas em Sussui - Quixadá
Agroecologia e Permacultura para o desenvolvimento comunitário sutentável de Sussui, Quixadá, Sertão Central
O objetivo do Projeto “Tecnologias Sociais para o desenvolvimento comunitário sutentável”, realizado pelo Instituto Nordeste de Cidadania – INEC, é melhorar a qualidade de vida dos 137 moradores da comunidade de Sussuí, situado no distrito de Juatama, município de Quixada. São realizados trabalhos nas áreas social, cultural, econômica, ambiental e de saúde por meio da implantação e desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis de baixo custo, baseado no conceito de permacultura e educação biocêntrica.
Na comunidade foram construídos sistemas coletores de água com 10 cisternas de ferrocimento e um poço profundo para captação e armazenamento de água pluvial para oferecer água potável para consumo e manutenção do desenho ecologicamente construído na comunidade. Foram instalados 30 banheiros secos e sistemas recicladores de águas cinzas aproveitadas na produção de alimentos em 10 quintais produtivos. Os quintais contam com uma ampla diversidade de fruteiras e hortaliças e um sistema agroflorestal para incorporar e construir uma diversidade de árvores e vegetação.
O projeto é acompanhado pelo curso de formação de agentes multiplicadores/as em agroecologia e hortas orgânicas, uma iniciativa do projeto AFAM - Agricultura Familiar, Agroecologia e Mercado, realizado pela Fundação Konrad Adenauer em parceria com o Núcleo de Iniciativas Comunitárias – NIC e co-financiamento da União Européia, que tem como objetivo o fortalecimento da agricultura familiar ecológica, através da disseminação de praticas agroecológicas e o desenvolvimento de estratégias para acessar mercados.
O principais impactos esperados são que as famílias da comunidade estarão estabelecendo novos comportamentos na sua relação com o meio ambiente e que possam protagonizar de forma organizada ações futuras sustentáveis para melhoria de suas vidas, experimentando uma convivência solidária, partindo do principio das trocas daquilo que é produzido.