Hortas agroecologicas no Maciço de Baturité, Ceará
Hortas Orgânicas no Maciço de Baturité
Nas comunidades do Maciço de Baturité a Agroecologia não estava plenamente difundida e os conhecimentos acerca do manejo ecológico eram vagos sem muita apropriação da parte dos(as) agricultores familiares. A produção de hortaliças foi realizada sem a utilização dos princípios e práticas agroecológicas, marcado pelo uso de agrotóxicos e queimadas, pouca diversificação dos produtos, não aproveitando plenamente as capacidades das áreas disponíveis e poucas opções para a comercialização.
O Projeto AFAM – Agricultura Familiar, Agroecologia e Mercados realizado pela Fundação Konrad Adenauer tendo o Núcleo de Iniciativas Comunitárias – NIC como parceiro institucional e co-financiado pela União Européia tem capacitado e incentivado os(as) agricultores(as) familiares da região do Maciço de Baturité a implementarem hortas em suas propriedades. Com apoio do Projeto de Implementação de Hortas Orgânicas no Maciço de Baturité com financiamento do SEBRAE Nacional, capacitou nos últimos meses uma turma de multiplicadores em agroecologia com a finalidade da implantação de hortas orgânicas em municípios da região. Com recursos do Consulado da República Federal da Alemanha em Recife foram comprados oito kits de irrigação distribuídos nos municípios de Barreira, Redenção, Baturité e Capistrano.
A capacitação dos Multiplicadores foi realizada pelo Projeto AFAM e a equipe técnica do NIC realizou visitas mensais às propriedades para o acompanhamento e orientações técnicas para a implementação das hortas, diversificação da produção e comercialização.
No total foram implementadas 13 hortas agroecológicas em 08 municípios. A implantação dos sistemas de irrigação possibilitou a ampliação da produção e hoje há uma maior diversidade de produtos para o consumo das famílias. O excedente é vendido nas comunidades, feiras e mercados locais, gerando renda para as famílias e melhorando a qualidade de vida das comunidades participantes que passaram a consumir produtos agroecológicos, produzido sem prejudicar o meio ambiente ou à própria saúde.