Horta professora ALINE SCRIBELK DE CARVALHO MACIEL
Usuário de submissão:
Thais Reis
Nome da experiência:
Horta professora ALINE SCRIBELK DE CARVALHO MACIEL
Município e estado de localização:
Rio de Janeiro (RJ)
A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence?
Metropolitana
Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência.
A horta escolar teve início há 20 anos, por meio da iniciativa da professora de técnicas agrícolas, da qual a horta recebeu seu nome. Em 2017, a escola integrou-se ao programa Hortas Cariocas e atualmente conta com sete hortelões voluntários que recebem uma ajuda de custo para a manutenção da horta. Além das hortaliças, também cultivam plantas medicinais tradicionais, que estão disponíveis para a comunidade.
As atividades realizadas na horta envolvem a integração com a equipe pedagógica da escola e a participação ativa das crianças. A produção tem como destino principal a merenda escolar, enquanto o excedente é distribuído para as famílias dos estudantes. Parte dos insumos necessários é fornecida pela secretaria de meio ambiente, e a outra parte é obtida por meio da compostagem realizada na própria escola.
Abrangência de atuação:
Municipal - 1 município
A experiência está sendo desenvolvida principalmente:
no meio urbano na Região Metropolitana
Ano de início da experiência:
2003
A experiência está em atividade?
Sim
Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?
Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.
A experiência faz parte de alguma organização?
Sim
Faz parte de alguma rede?
Sim
Qual(is) rede(s)?
Outra
Qual outra rede?
Arranjo Local de Pedra de Guaratiba
Qual a categoria da experiência?
Produção, Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa, extensão)
A experiência tem certificação como produção orgânica?
Não
Qual o destino da produção?
Doação, Autoconsumo
Quem são os beneficiários das doações?
Outro
Qual outro beneficiário?
comunidade escolar
Periodicidade das doações:
Mensal
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Outro
Qual outro (construção do conhecimento)?
Horta pedagógica em escola
A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional
Qual outra forma de gestão?
Institucional pela escola e secretaria de meio ambiente
A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual gênero?
Igualitário
A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual grupo racial?
Negros
Quais recursos possuem gestão coletiva na experiência?
Terra, Água, Espaço coletivo para desenvolvimento de práticas e atividades relacionadas à experiência, Sementes
Qual(is) outro(s) recursos?
Doação de Ferramentas e insumos através do arranjo local
Quais são as identidades dos sujeitos da experiência?
Agricultoras/es Urbanas/os, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes
Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
mais de 100
Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
501 a 1000
Quais os principais temas da experiência?
Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim
Quais políticas públicas?
Outra
Qual outra política pública?
Hortas cariocas
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Que tipo de financiamento?
Público (relacionado a políticas públicas e/ou emendas parlamentares)
Quais foram os financiamentos públicos, quem financiou (qual/is órgãos da administração pública e/ou parlamentares, no caso de emendas) e qual o valor financiado?
financiamento vinculado às hortas cariocas
Quais outros recursos foram envolvidos no desenvolvimento da experiência? (Ex: recurso financeiro, trabalho voluntário, cessão de espaço, doação de ferramentas e insumos, etc.):
Doação de Ferramentas e insumos através do arranjo local
A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?
Não