
Horta na Escola Estadual Doutor Vicente de Moraes
Usuário de submissão:
Bruna Precioso
Nome da experiência:
Horta na Escola Estadual Doutor Vicente de Moraes
Município e estado de localização:
Nova Friburgo (RJ)
A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence?
Serrana Leste
Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência.
A horta escolar é cultivada pelo Sr. Paulo Tarden, que desde 1994 trabalha como jardineiro em escolas. Ele já trabalhou em escolas de Sumidouro e Nova Friburgo e há 8 anos cultiva essa horta na Escola Estadual Doutor Vicente de Moraes, no bairro Jardim Ouro Preto em Nova Friburgo. Junto com a Rede Fitovida, já realizaram atividades e mutirões.
Abrangência de atuação:
Municipal - 1 município
A experiência está sendo desenvolvida principalmente:
no meio urbano em cidades médias (com mais de 50 mil habitantes)
Ano de início da experiência:
2014
A experiência está em atividade?
Sim
Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?
Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.
A experiência faz parte de alguma organização?
Não
Faz parte de alguma rede?
Sim
Qual(is) rede(s)?
Rede Fitovida
Qual a categoria da experiência?
Produção, Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa, extensão)
A experiência tem certificação como produção orgânica?
Não
Qual o destino da produção?
Autoconsumo
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Outro
Qual outro (construção do conhecimento)?
Horta escolar, recebe os alunos, quando os professores tem interesse em levá-los
A gestão da experiência é feita de que forma?
Coletiva/Comunitária
A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual gênero?
Homens (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual grupo racial?
Pardos
Quais recursos possuem gestão coletiva na experiência?
Espaço coletivo para desenvolvimento de práticas e atividades relacionadas à experiência
Qual(is) outro(s) recursos?
Sr. Paulo recebe um salário de jardineiro, mas conta que teve que não tem apoio da escola e teve que comprar todas as ferramentas e insumos.
Quais são as identidades dos sujeitos da experiência?
Agricultoras/es Urbanas/os
Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
entre 1 e 10
Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
21 a 50
Quais os principais temas da experiência?
Agricultura Urbana e Periurbana, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
Quais outros recursos foram envolvidos no desenvolvimento da experiência? (Ex: recurso financeiro, trabalho voluntário, cessão de espaço, doação de ferramentas e insumos, etc.):
Sr. Paulo recebe um salário de jardineiro, mas conta que teve que não tem apoio da escola e teve que comprar todas as ferramentas e insumos.
A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?
Não
Telefone:
22981296304
Escolha uma foto para divulgação:
Anexos: