Guardiões do Clima Coletivo Ambientalista Indígena de Ação para Natureza Agroecologia e Sustentabilidade - CAIANAS

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Guardiões do Clima CAIANAS

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O projeto, em curso, tem como objetivo central a formação de jovens indígenas residentes nas seis aldeias da Terra Indígena Cachoeirinha (Miranda-MS), com o propósito de prepará-los para se tornarem lideranças indígenas socioambientais que poderão atuar de forma eficaz e estratégica no futuro dos nossos territórios. Reconhecendo a importância das novas gerações no fortalecimento da nossa luta e na preservação dos territórios tradicionais, este projeto vem capacitando esses jovens para que possam enfrentar os desafios socioambientais contemporâneos (principalmente os relacionados às mudanças climáticas), com uma perspectiva tradicional e em diálogo com os debates acadêmicos.
Para alcançar este objetivo, estamos realizando uma série de oficinas temáticas, abordando tópicos que consideramos fundamentais para o desenvolvimento de uma visão abrangente sobre as questões que afetam diretamente nossas comunidades e o mundo.
As oficinas estão sendo conduzidas por pessoas técnicas e conhecedoras das temáticas como ecologia, justiça ambiental, saberes tradicionais, uso e conservação da biodiversidade, mitigação dos danos socioambientais oriundos das mudanças climáticas, sociobioeconomia indígena, agricultura ancestral, entre outros, garantindo que os nossos jovens adquiram conhecimentos importantes para o enfrentamento das questões atuais.
Ao final do projeto, espera-se que os jovens participantes adquiram uma compreensão mais ampla sobre as questões ambientais e sociais que têm nos afetado, e possam atuar como lideranças socioambientais capazes de desenvolver e implementar estratégias que promovam a sustentabilidade, a conservação da biodiversidade e a resiliência frente às mudanças climáticas, valorizando e potencializando os saberes tradicionais, sendo também multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.

Estado da experiência:
Mato Grosso do Sul (MS)

Município e Estado da experiência:
Miranda (MS)

Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios

Quais municípios esta experiência abrange?
Aquidauana (MS), Miranda (MS)

Onde a experiência está localizada?
no meio rural

Em que ano se iniciou a experiência?
2024

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não

Qual o foco prioritário da experiência?
Conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros)

Como a experiência de conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros) pode ser identificada?
Outros

Qual outro?
Formação política em temáticas ambientais: justiça ambiental, mudanças climáticas, agricultura ancestral, ecologia do Cerrado e Pantanal, hidrografia do Pantanal, restauração de áreas degradadas.

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agrotóxicos e Transgênicos, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Políticas Públicas e fomento

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Associativa/Cooperativa

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Indígenas

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Crianças

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Aumento das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Maiores distâncias para acesso à água, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais agrícolas, Desaparecimento de espécies e variedades animais (criação animal), Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc), Piora na qualidade do ar

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Rios

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
A experiência é focada na formação política de jovens e mulheres para incidirem em espaços de discussões e instâncias de participação social.

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Não

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Não foi desenvolvida nenhuma ação ou produto de comunicação

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, Instagram, Facebook

Indique o link do site:
www.caianas.org.br

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/organizacao_caianas?igsh=bWRuMDd6ZGQ0MDky

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Combate (ou combateu) à desinformação

Anexos

Anexe fotos para representar a experiência:

Guardiões do Clima CAIANAS

Organização CAIANAS