Grupo de Consumo Responsável


Criado em abril de 2017, o Grupo de Consumo Responsável de Registro é uma uma iniciativa de pessoas que se organizaram para criar acesso a produção agroecológica na região doo Vale do Ribeira. Esse grupo realizou ações para fortalecer a comercialização de alimentos como a Feira Agroecológica e hoje integra o apoio para distribuição da produção da Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras-RAMA da Barra do Turvo/SP na região e na cidade de São Paulo. A agroecologia é uma ciências que tem como base a produção de alimentos sem venenos, com conhecimento tradicional, combate  a desigualdade social e de gênero, a luta pelo o acesso à terra e contra a fome. Consumir de forma responsável, é refletir e fazer do ato de comer um ato político e cidadão. 

2. Informações sobre a experiência de agroecologia

A qual(is) categoria(s) a experiência está relacionada?Distribuição, comercialização e consumo de alimentos

Como a experiência de distribuição, comercialização e consumo pode ser identificada?Grupo de consumo responsável (GCR), compra coletiva, venda de cestas ou CSA

Como é feita a gestão da experiência?Coletiva/Comunitária

Gênero - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Mulheres (Cis/Trans)

Raça - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Brancos

3. Sujeitos envolvidos na experiência

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?16 a 20

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?51 a 100

Faz parte de alguma organização?Não

Faz parte de alguma rede?Sim

Indique quais redes faz parteOutra

Nome da redeRede Agroecológica de Mulheres Agricultoras/SP

4. Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Não

5. Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades a experiência enfrenta no desenvolvimento das atividades?

  • Estrutura de operação
  • Gestão interna

Descreva as dificuldades encontradas para cada uma das questões elencadas acima.Não temos local fisico fixo para recebimento e entrega dos alimento. A gestão interna é realizada por voluntárias.

Indique as principais demandas e necessidades da experiência. Apoio na comercialização