grupo de consumo

2. Informações sobre a experiência de agroecologia

Nome da experiência agroecológica:
grupo de consumo

Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência e a finalidade dessas ações.
Grupo de consumo, como se fosse um CSA, o consumidor que sustenta o agricultor.. fazemos cesta agroecológicas e levamos uma vez por semana ao consumidor.
Entrega além das cesta para o PNAE, PAA.
Valorizou bastante o trabalho da mulher, deu outro lugar para o trabalho da mulher. Essas pequenas vendas e sacolas valorizaram a liberdade financeira da mulher, além de contar para a autoestima e empoderamento.

Estado/Município da experiência:
São Paulo (SP)

Abrangência da experiência:
Estadual - 5 ou mais municípios

Ano em que a experiência teve início.
2020

A experiência ainda está em desenvolvimento?
Sim

A qual(is) categoria(s) a experiência está relacionada?
Produção e beneficiamento, Distribuição, comercialização e consumo de alimentos, Gestão de resíduos sólidos orgânicos (compostagem), Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão), Iniciativa de incidência política e/ou execução de políticas públicas

Como a experiência de produção e beneficiamento pode ser identificada?
Biodinâmico, Em transição agroecológica

Qual o destino da produção?
Autoconsumo, Comercialização, Doação

Quais as principais formas de comercialização?
Feira, Instituto de economia solidária, Grupo de consumo responsável (GCR), compra coletiva, venda de cestas ou CSA, Mercado, quitanda e/ou sacolão, Restaurante e Cozinhas comunitária, Delivery de cestas ou produtos

Quem são os beneficiários das doações?
Famílias em situação de vulnerabilidade, Instituições beneficentes, Vizinhos e familiares

Qual a periodicidade das doações?
Mensal

Como a experiência de distribuição, comercialização e consumo pode ser identificada?
Feira, Instituto de economia solidária, Grupo de consumo responsável (GCR), compra coletiva, venda de cestas ou CSA, Mercado, quitanda ou sacolão, Restaurante ou Cozinha comunitária, Delivery e venda direta

Como a experiência de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão) pode ser identificada?
Iniciativa de educação popular

Como é feita a gestão da experiência?
Familiar, Coletiva/Comunitária, Associativa/Cooperativa

Gênero - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:
Mulheres (Cis/Trans)

Raça - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:
Pardos

Temas de atuação:
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais

3. Sujeitos envolvidos na experiência

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Consumidoras/es, Movimento de mulheres/feminista

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
6 a 10

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
de 301 e 500

Faz parte de alguma organização?
Sim

Organizações:
SOF - Coletivo de mulheres - Fórum da economia solidária - Cooperativa de agricultores familiares de Peruíbe - União de Mulheres agricultoras

Faz parte de alguma rede?
Sim

Indique quais redes faz parte:
Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista

Com que frequência a experiência se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?
Mensal

4. Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

6. Comunicação

Telefone:
13981977406

7. Anexos

Escolha uma foto para divulgação: