GEBA - Grupo de Estudos de Biologia em Agroecologia


O Geba é um grupo que foi formado a 13 anos atrás no campus da Unesp de Bauru, começou com uma iniciativa de estudantes que estavam insatisfeitos com uma área degradada e começaram a realizar experiências agroecológicas. Ao longo desse tempo, muitos estudantes passaram por esse local e organizavam ações de manejo, quase sempre de maneira independente com pouco auxílio dos professores de biologia e da institiuição como um todo. Após a pandemia o grupo cresceu, conseguiu mobilizar mais pessoas, ocupar outra área degradada e tenta sua institucionalização como projeto de extensão.
Por ser um grupo de estudo, focamos nossas ações em uma perspectíva pedagógica. São criados sistemas que possam demonstrar algumas tecnologias da permacultura (mandala de erva, círculo de bananas, cobertura vegetal do solo, composteiras domésticas, dentre muitos outros) e ações visando a interdisciplinariedade no desenvolvimento da sustentabilidade, dessa maneira estabelecemos relações com movimentos sociais e artísticos da cidade, além de projetos de extensão e eventos universitários.
Os participantes são majoritaramente estudantes de graduação de diversos cursos que mobilizam mutirões  de manejo agroflorestal de maneira rotineira, buscando integrar diversos públicos com atividades temáticas. Já oferecemos palestras sobre saúde mental, oficinas para crianças e adolescentes, aulas sobre ecologia e enriquecimento ambiental. Ou seja, Existe um grupo rotativo que fica responsável pelo planejamento de ações, e um público variado que participa dessas ações.
As ferramentas que utilizamos são da universidade ou comprados com ações de financiamento coletivo como rifas. Os alimentos produzidos são doados para os participantes dos mutirões, utilizados em piqueniques coletivos ou deixados para a fauna local.Nosso principal objetivo atualmente é a institucionalização universitária se tornando um projeto de extensão, na qual discutiremos design regenerativo. Também buscamos inserção nas políticas públicas da cidade e o fortalecimento de diversas iniciativas agroecológicas através da divulgação de conteúdos pedagógicos ou participação dos membros em diversos eventos. 

2. Informações sobre a experiência de agroecologia

A qual(is) categoria(s) a experiência está relacionada?

  • Gestão de resíduos sólidos orgânicos (compostagem)
  • Iniciativa de incidência política e/ou execução de políticas públicas
  • Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão)

Como a experiência de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão) pode ser identificada?

  • Projeto de extensão
  • Núcleo de Estudo em Agroecologia (NEA)

Como é feita a gestão da experiência?Coletiva/Comunitária

Gênero - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Igualitário

Raça - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Brancos

3. Sujeitos envolvidos na experiência

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?6 a 10

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?Não é possível aferir

Faz parte de alguma organização?Não

Faz parte de alguma rede?Não

Com que frequência a experiência se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?

Estamos em uma condição inédita após a pandemia, na qual um grupo que era composto por poucas pessoas e realizava o manejo de uma pequena área, cresce subitamente e busca a instituicionalização. São realizados encontros semanais abertos ao público, e através dessa constante mobilização vamos buscando novos espaços de participação.

Tentamos participar de eventos municipais sobre sustentabilidade e horas comunitárias, aproveitamos datas comemorativas para realizar ações temáticas, realizamos mutirões em ocupações da cidade  e participamos de eventos acadêmicos diversos. Não possuimos uma frequência fixa pois vamos participando de outras ações conforme somos convidados e buscamos sempre realizar relatos de experiência ou atividades pedagógicas.

4. Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Não

5. Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades a experiência enfrenta no desenvolvimento das atividades? Comunicação/Divulgação

Descreva as dificuldades encontradas para cada uma das questões elencadas acima.

Comunicação/Divulgação

Bauru é uma cidade muito dividida entre a população universitária e a não-universitária. Dessa maneira, é muito difícil divulgar as nossas ações para fora da universidade e participarmos mais ativamente em regiões periféricas. Além disso, o não reconhecimento da importância das nossas atividades por tanto tempo dentro pela UNESP  dificulta a própria divulgação do nosso grupo para os estudantes e a comunidade externa. É possível ver o descaso com a nossa área de regeneração ambiental pois o terreno fica atrás de uma base da polícia (a qual joga lixo e objetos apreendidos dentro da nossa área), professores já jogaram materiais descartados de suas matérias no meio dos nossos canteiros. 

Indique as principais demandas e necessidades da experiência.

  • Eventos
  • Troca de experiências

Descreva as demandas e necessidades para cada uma das questões elencadas acima.O motivo das 2 questões elencadas acima é que buscamos espaços de divulgação de nossas experiências e novas maneiras de discutirmos sustentabilidade, a participação em mais eventos que possibilitem trocas de experiência nos ajudaria nesse objetivo. 

7. Anexos

Tipo de anexoImagem

Anexos

Anexo 1

Anexo 1

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