Formação de educadores/as comunitários/as em segurança alimentar e agricultura urbana
Esta experiência é desenvolvida pela organização não-governamental Rede de Intercambio de Tecnologias Alternativas (REDE) em parceria com as entidades integrantes da Rede Local de Desenvolvimento do Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril e da Rede de Desenvolvimento Comunitário do Capitão Eduardo e Beija-Flor. Através da realização de atividades educativas, buscamos experimentar uma nova metodologia de formação em segurança alimentar e nutricional e agricultura urbana, equilibrando a prática e a teoria. O objetivo é fortalecer as organizações comunitárias e demonstrar como as suas ações podem contribuir para o desenvolvimento de cidades democráticas e sustentáveis. Os principais temas trabalhados nesta experiência são:
- Lixo: reaproveitamento de diferentes materiais como recipientes para plantio; e produção de adubo a partir de matéria orgânica.
- Plantas medicinais: preparação de remédios caseiros de plantas medicinais; implementação de farmácias caseiras e comunitárias; e introdução de espécies do Cerrado nos quintais urbanos.
- Alimentação saudável: aproveitamento integral dos alimentos; incentivo ao cultivo de uma maior diversidade de plantas; recuperação das práticas alimentares de várias regiões; e noções básicas do valor nutricional dos alimentos.
- Agricultura urbana: desenvolvimento de tecnologias apropriadas para o aproveitamento de pequenos espaços (como contenção de encostas com pneus, plantio vertical e compostagem); criação de pequenos animais; e produção agroecológica de animais, plantas medicinais e plantas ornamentais para consumo e venda.
- Relações sociais de gênero: identificação dos papéis assumidos por homens e mulheres na prática da agricultura urbana e na segurança alimentar e nutricional, buscando complementar as tarefas executadas e consolidar o quintal como um espaço de convivência entre os membros da família e a vizinhança.