
Formação de Agroflorestas Medicinais em sítios comunitários
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Formação de Agroflorestas Medicinais em sítios comunitários
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
No sítio Cambyçara moramos coletivamente em uma organização horizontal comunitária, onde as tomadas de decisão são feitas em reuniões e de forma igualitária. Construímos esse coletivo nas bases da permacultura, ecologia profunda, cuidado com as relações e, atualmente, de formas de pedagogia humanas e de libertação. Aqui moram 4 famílias, e ainda muitas das fontes de renda são externas, mas estamos trabalhando para construir nossa subsistência e nossas fontes de renda daqui do sítio e das redes agroecológicas com as quais nos vinculamos. Temos uma escolinha de educação infantil, hortas, e uma agrofloresta em processo de início. Construímos nossas edificações com bioconstrução. Estamos reabrindo nossas portas para voluntariado e mutirões em rede, e aqui reside nossa maior experiência: a troca de saberes e conhecimentos entre pessoas que queiram chegar, passar e transitar pelo nossos espaços e pela nossa organização coletiva. As pessoas que por aqui passam podem experenciar uma vida comunitária real, o cuidado com a criação dos filhos, o cuidado com a terra, plantio de hortas e agrofloresta.
Estamos vinculadas de forma muito próxima com outro sítio coletivo, a comunidade espiritual Aoniken, onde duas mulheres líderes e suas famílias residem e ancoram a espiritualidade dos povos tradicionais dos Andes. Nosso vínculo é de trabalho em horta e agrofloresta, redes de mulheres e eles tem um trabalho lindo de semeadura do que chamam de Consciência Pachamama, que nos conecta com a Terra e com nossos corações. Em Aoniken, é possível fazer trocas e voluntariados mais longos, pois eles tem dormitórios coletivos.
Ambos os sítios trabalham no desenvolvimento de uma nova forma de ser no mundo, em comunhão com a Terra, em redes e coletivos, e em conexão com seu eu profundo.
A experiência destacada é o projeto SAFs Medicinais: Regenerando a Terra e o Ser, que é uma formação para mulheres, gratuita, com duração de 7 meses. Essa formação está ocorrendo simultaneamente nas duas comunidades, Cambyçara e Aoniken. Com módulos de Economia Solidária, Conexão com a Terra, Ervas Medicinais e Sistemas Agroflorestais, formamos um grupo de 30 mulheres que plantam ou desejam começar a plantar SAFs e trabalhar com ervas medicinais. Está sendo implementada, no período da formação, duas agroflorestas medicinais, uma em cada comunidade.
Estado da experiência:
Rio Grande do Sul (RS)
Município e Estado da experiência:
Gravataí (RS)
Abrangência da experiência:
Internacional - mais de 1 país
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2022
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Não
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Campanhas de comunicação e mobilização social
A experiência pode ser associada a quais temas?
Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Em rede
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Artesãs/ãos
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Perda de produção, Diminuição das chuvas, Chuvas extremas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Desertificação, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc), Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental), Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Matas, Rios
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Energia (eólica, solar etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Compostagem, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Manutenção de Reserva Legal e APP, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)
Quais são as práticas relativas à energia que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Geração de energia solar ou aquecimento solar de água, Energia solar
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Cuidados à saúde, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Temos atuado fortemente em cooperação com mulheres e seus projetos. Estamos promovendo uma formação em agroflorestas medicinais e grupos de mulheres em andamento, e nossos projetos são em grande parte liderados por mulheres para mulheres. Estamos vinculadas a redes de mulheres, e fortalecemos esses vínculos diariamente.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, E-mail institucional, Instagram, Whatsapp, Feiras, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
https://www.ongpachamama.org/ervas-agroflorestas
Indique o e-mail institucional:
sitiocambycara@gmail.com
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@cambycara
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos